Com o objetivo de implantar conjunto desportivo em diversas localidades do Brasil, o programa Sesc Comunidade leva a iniciativa à cidade de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. A ordem de serviço para a construção do equipamento foi assinada em solenidade na tarde de hoje (17/7) pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Josias Albuquerque. A obra, orçada em mais de R$ 2,2 milhões, consiste na construção de um amplo centro poliesportivo com quadra coberta, dotada de arquibancada, vestiários masculino e feminino com cabines para cadeirante, sala de administração e depósito para guardar materiais e equipamentos.
A quadra poliesportiva terá uma área superior a 1.455m², com piso de concreto armado, revestido por cimentado polido com juntas plásticas possuindo marcação para diversos esportes. O conforto térmico vai ser garantido pela cobertura feita com telha autoportante apoiadas em viga-calha e pilares, com paredes e venezianas em concreto para controle da insolação e passagem do ar.
Com essa estrutura, a população ganhará mais que um espaço de lazer. O complexo terá multiuso sendo também um ambiente para promoção de atividades artísticas e realização de comemorações e festividades da comunidade. A população receberá um equipamento que pode transformar a vida de jovens que não têm áreas adequadas e supervisionadas para a prática de atividade física. Tendo a intenção de usar o esporte como forma de inclusão social e educação, o projeto Sesc Comunidade é implantado com prioridade em municípios mais carentes dos diversos Estados da União. ”Já levamos esse projeto para Sirinhaém e agora seguimos para mais um município, com a intenção de trazer um espaço de convivência, lazer e que pode sediar outras atividades em parceria com a própria comunidade”, avalia Josias.
No espaço de Abreu e Lima, além de treinamentos, podem ser realizados eventos esportivos que podem ser assistidos das arquibancadas da quadra, que vão ser construídas com cinco e sete níveis. Para a segurança do público, no perímetro da área de jogo serão implantadas telas de proteção. O conjunto contempla ainda estacionamento, reservatórios (superior e inferior) de água potável e sistema de esgoto.