Celebrado em 8 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização comemora 50 anos de existência em 2017. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) criou a data em 1967, com o objetivo de fomentar a educação em vários países. Em Pernambuco, o Sesc tem muitos motivos para comemorá-la. A Entidade possui 7,8 mil alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) em suas unidades do Litoral, Agreste e Sertão do Estado.
Com metodologia socioconstrutivista, as escolas do Sesc trazem como lema a educação por inteiro. Ao todo, são 13 unidades com Educação Infantil e Fundamental. O número sobe para 16 quando são incluídas as que também se dedicam à EJA e cursos de enriquecimento curricular.
Na escola de tempo integral do Sesc Ler Goiana, além dos conteúdos da base curricular, os alunos aprendem inglês, teatro, música, robótica, iniciação esportiva, empreendedorismo e educação nutricional. Já no Sesc Ler Pesqueira, que entrou em operação no ano passado, jovens e adultos iniciaram, em agosto último, as aulas de alfabetização. O acompanhamento pedagógico também vem sendo oferecido às crianças e adolescentes no contraturno das aulas da escola regular. No Sesc, também é possível encontrar turmas de inglês complementar em Piedade e Santa Rita, por exemplo, ou cursos de Pré-Enem em Arcoverde e Petrolina.
CONGRESSO INTERNACIONAL
Com toda essa experiência em educação, o Sesc em Pernambuco integra o XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, que ocorrerá de 20 a 22 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento reúne cerca de 4 mil participantes. Sua realização é uma iniciativa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.