Exposições, intervenções culturais, contação de histórias, espetáculos de dança, exibição de filmes e ações informativas fazem parte da vasta programação preparada pelo Sesc Ler Belo Jardim para a Mostra Itinerante de Artes, que acontece de 25 a 30 de setembro. Diferentes localidades do município recebem as atividades do projeto, que tem como objetivo democratizar o acesso da população as diferentes expressões artísticas.
A abertura acontece nesta segunda-feira (25/09), a partir das 9h, com a realização de uma intervenção de Cultura Popular na Feira Livre, no Centro de Belo Jardim, com a personagem Catirina, que tem inspiração no Bumba Meu Boi. Neste mesmo horário, será aberta para visitação, até o dia 30 de setembro, às 18h, a exposição Poesia Muda da artista plástica Jorge Torquato, que retratando insatisfações e conflitos cotidianos através da figura de Frida Kahlo.
No mesmo dia, às 16h, haverá contação de histórias com Cia. Poeira de Teatro, na biblioteca do Sesc Ler Belo Jardim. A obra abordada será “Num reino cor de burro quando foge” que tem classificação livre. Às 19h, acontece a intervenção teatral “E disseram-me Negra”, também com classificação livre, com o Coletivo Grão de Teatro de Belo Jardim, na Escola Estadual Profª Maria Galvão. Encerrando o dia que dá início à programação, o espetáculo de Dança “Sert]oes: a voz da seca e a voz do sertão” será apresentado pelo grupo de dança Nossart, também na Escola Estadual Profª Maria Galvão.
A Exposição Literária Gilvan Lemos, acontece de 28 a 29 de setembro, no Chaminé Festa, com visitação aberta de 13h às 21h. A Exposição Barro Branco Terra de Preto estará em cartaz nos mesmos dias, local e horário. Durante a semana, ainda acontecem oficinas de dança, ensaios abertos, espetáculos teatrais, experimentos de dança, exercício pedagógico, exibição de filme e vivência de grupo.