Pela primeira vez a cidade de Olinda recebe os serviços gratuitos de saúde e cidadania do projeto Colmeia Comunidade, realizado pelo Sesc Pernambuco. A ação traz como novidade o Balcão de Direitos com a emissão da segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito. Além disso, será possível tirar a carteira de estacionamento do idoso e da Pessoa Portadora de Deficiência. Das 8h às 16h, a iniciativa acontece na Escola Estadual Guedes Alcoforado, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, nº 838, no bairro do Varadouro.
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos fará a emissão do cartão do estacionamento do idoso e da Pessoa Portadora de Deficiência, o cadastro do Vem Livre Acesso e do Bolsa Família. Para este programa, é necessário que os moradores sejam maiores de 18 anos e apresentem os seguintes documentos: cópia do RG, CPF, do título de eleitor, carteira de trabalho e comprovante de residência. No caso de gestantes, é preciso o cartão do pré-natal. Para cadastrar crianças e adolescentes de 6 a 15 anos é pedido o registro de nascimento e a declaração escolar.
No Balcão de Direitos haverá a emissão da segunda via de 100 certidões, sendo elas de casamento, nascimento e óbito. Para estes documentos é preciso que o público leve a original e a cópia do RG ou CPF.
Orientações e informações sobre o direito previdenciário e assistencial, simulação de contagem de tempo e o agendamento de benefícios serão realizados pelo INSS. Informações jurídicas na área cível, como direito da família, consumidor, responsabilidade civil, contrato e direito de sucessões serão passados pela Faculdade Estácio FIR.
Já entre os serviços de saúde, a Fundação Altino Ventura estará realizando 40 exames oftalmológicos. Serão oferecidos aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia, colesterol e hepatite B e C, recomendações nutricionais a partir do diagnostico físico-funcional. Haverá palestra sobre higiene bucal, orientação sobre a escovação dentária com o escovódromo e aplicação de flúor. O Hemope estará presente informando sobre o processo de doação de sangue e da medula óssea.
A Secretaria Estadual de Saúde participa do Colmeia Comunidade com o exame de hanseníase e orientação sobre a doença, informações sobre à tuberculose e distribuição de material informativo. Leva ainda ação educativa com a Operação Lei Seca. Já o Banco de Alimentos do Sesc fará oficina sobre o aproveitamento integral dos alimentos.
“Nosso objetivo é levar qualidade de vida à população, através da oferta de serviços de cidadania, e ainda falar sobre a prevenção e os cuidados com a saúde. Depois de Olinda, o Colmeia Comunidade chegará ao bairro de Santo Amaro, no Recife, e ao município de Itamaracá, no Litoral Norte”, explica a gerente do Sesc Casa Amarela, Ladjane Carvalho.
O Senac estará no projeto fazendo durante todo o dia o corte de cabelo masculino e feminino. Para ensinar a forma correta de preparar o currículo para o mercado de trabalho, a Microlins estará realizando a emissão para a população. O Detran levará atendimento comercial oferecendo o histórico de nada consta de multas, informações da pontuação da carteira de habilitação, emissão de taxas, atualização de endereço e consulta de débitos. Já com a Celpe é possível fazer o cadastro de baixa renda, a ligação nova, parcelamento, troca de titularidade e a solicitação da segunda via. A Compesa vai movimentar oficina de puff com garrafa PET e apresentar a exposição do projeto Olinda mais Água.
Colmeia Comunidade
Começou a ser realizado em setembro de 2016 e passou pelas comunidades do Alto José do Pinho, Ibura, Santo Amaro, Macaxeira. Em 2017, já foi realizado na Bomba do Hemetério, no Curado IV, Coque, Coelhos, Afogados e nas cidades de Gravatá, Paudalho e São Lourenço da Mata. Ainda este ano a iniciativa chegará ao bairro de Santo Amaro, no Recife, e ao município de Itamaracá. A iniciativa conta com a parceria da TV Globo, do Senac, Hemope, Naphe, Secretaria Estadual de Saúde, INSS, Detran, Secretaria de Saúde e de Assistência Social, Compesa, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Cebrac, SDS, Faculdade Estácio FIR e Celpe.
Serviço:
Projeto Colmeia Comunidade no Varadouro, em Olinda
Data: 3/10 (terça-feira)
Horário: das 8h às 16h
Local: Escola Estadual Guedes Alcoforado, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, nº 838, no bairro do Varadouro.
Acesso gratuito