Após realizar encontros literários no Recife e no Agreste do estado, o projeto Arte da Palavra, realizado pelo Sesc em todo o país, encerra suas atividades em Pernambuco este ano com uma intervenção poética. Na próxima segunda-feira (23/10), a partir das 18h, o coletivo Poesia Viral, do Rio de Janeiro, leva a performance “O poeta mostra a língua” à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Centro da cidade.
A ação é aberta ao público e acontece no hall do Bloco G da universidade. Antes, às 15h, a intervenção artística será realizada para alunos da Escola Carlos Alberto G. de Almeida, no bairro do Prado, Zona Oeste do Recife. “Eles fazem performances em locais abertos e interagem com o público que está na cena no momento. Isso ajuda a despertar nas pessoas o gosto pela literatura”, conta a professora de Artes Cláudia Simone Cavalcanti, do Sesc Santa Rita.
Formada pela dupla de atores-poetas Eliza Morenno e João Pedro Fagerlande, a Poesia Viral realiza intervenções artísticas em espaços como praças, escolas e empresas com o objetivo de popularizar o gênero da poesia. Na performance “O poeta mostra a língua”, que será apresentada esta semana, João Pedro Fagerlande mostra ao público alguns de seus poemas favoritos e convida as pessoas a uma leitura lúdica dos textos, contando “causos” que tenham alguma relação com as obras. A intervenção conta com a direção de Eliza Morenno.
Arte da Palavra
Três tipos de circuito compõem o projeto: Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores; Oralidade, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, com oficinas literárias de diferentes temáticas para o exercício da prática da escrita literária e formação de leitores com maior bagagem literária. Em 2017, 48 municípios, de 13 estados, foram convidados para integrar esta edição do projeto, com cerca de 100 autores renomados.
Serviço – Arte da Palavra com Poesia Viral
Local: Universidade Católica de Pernambuco (Bloco G) Rua do Príncipe, 526, Boa Vista
Data: 23 de outubro
Horário: 18h
Entrada gratuita
Local: Escola Carlos Alberto G. de Almeida, Rua José Gomes Taborda, s/n, Prado
Data: 23 de outubro
Horário: 15h
Informações: (81) 3224-7577