Discutindo o papel do artista e da sociedade em relação ao meio ambiente, o projeto Palco Giratório, promovido pelo Sesc em todo o país, volta ao Recife para mais uma intervenção urbana e roda de diálogo. Na próxima segunda-feira (23/10), os artistas Rossendo Rodrigues e Marina Mendo, do grupo Ecopoética, do Rio Grande do Sul, participam de uma mesa de conversa sobre arte e sustentabilidade no Centro da cidade. Já na terça (24/10), a partir das 6h, os dois vão estar na Ponte Princesa Isabel com a performance “Dilúvio MA”, em que eles ficam dentro de uma rede de lixo pendurada sobre o rio por três horas.
Desenvolvido desde 2013 por Marina Mendo e Rossendo Rodrigues, o grupo Ecopoética surgiu em Porto Alegre com a proposta de buscar poéticas de sustentabilidade por meio de performances no ambiente urbano. Nesta segunda-feira (23/10), a partir das 16h, eles participam do Pensamento Giratório “Arte e Sustentabilidade – Conexões Possíveis”, uma conversa aberta ao público, com mediação da secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa. No encontro, que acontece no Delta Expresso do Cais do Imperador, os artistas vão discutir a importância da arte para a preservação ambiental e falar sobre as intervenções que realizam.
Já na terça (24/10), a partir das 6h, os artistas vão fazer a intervenção “Dilúvio MA”. Inspirados na dança japonesa e no conceito MA, que significa “vazio” ou “espaço entre as coisas” no zen-budismo, os performers vão ficar dentro de uma rede de lixo que será pendurada na Ponte Princesa Isabel, no bairro de Santo Antônio. “O objetivo é chamar a atenção para a responsabilidade por tudo aquilo que descartamos e para a urgência no tratamento de questões ambientais e sanitárias que devem ser prioritárias para a saúde urbana”, explica a professora de Artes Emanuella de Jesus, do Sesc Santa Rita.
Serviço – Palco Giratório com o grupo Ecopoética
Pensamento Giratório “Arte e Sustentabilidade – Conexões Possíveis”
Local: Delta Expresso Café, Cais do Imperador, São José
Data: 23/10 – 16h
Entrada gratuita
Intervenção urbana “Dilúvio MA”
Local: Ponte Princesa Isabel, Santo Antônio
Data: 24 /10 – das 6h às 9h
Informações: (81) 3224-7577