Mesa de conversas, palestras, oficinas e apresentações artísticas compõem a programação da Feira Literária da Periferia (Flipe), que chega neste sábado (28/10) e domingo (29/10) ao Sesc Ler São Lourenço da Mata, no Grande Recife. A iniciativa, que aborda como tema “Ler é descobrir o lado bom da vida”, é organizado pelo movimento Periferia & Cidadania e tem como objetivo despertar o interesse de crianças, adolescentes e adultos pelo mundo da literatura. Nesta edição, serão homenageados o músico Adiel Luna, reconhecido pelo seu repertório autoral e de contexto nordestino, e o poeta Luiz Gabriel, ambos de Tiúma.
A expectativa é de que 300 pessoas participem das ações, que são gratuitas e não precisam de inscrição prévia. A abertura será realizada às 9h com a presença dos homenageados, e em seguida, Valdir Oliveira e Luciano Pontes participam da mesa “Literatura Infantil em Pernambuco”. Às 10h30, ganha destaque o tema “Literatura na Periferia” com Felipe Eugênio, do Rio de Janeiro, e Dayvton Almeida.
No turno da tarde, será movimentada palestra com a sexóloga Valéria Walfrido e apresentações dos grupos Donas, de Camaragibe, e de Break Dance. Durante o dia haverá intervalos literários com Jorge Santos, Nayúra de Almeida, Rafael Barradas e Júnior Siqueira. Dentro da programação, cinco oficinas serão realizadas no sábado: Fotografia Digital (Gabriel Melo), Cartonera, Educando em Cordel (Edgar Diniz), Marcador de Livros (Sesc) e P.M Ilustre Marginal (CASA Mecane).
“A Flipe tem o objetivo de despertar o interesse pela literatura e valorizar escritores e artistas locais. Durante os dois dias de atividades, haverá programação gratuita para o público de todas as idades”, explica a professora de Artes do Sesc Ler São Lourenço da Mata, Rayssa Soares.
No domingo (29/10), Ana Paula Moraes, Andréia Myllena e Igor Matos falam sobre Tecnologia e Sociedade, às 9h. Logo após, ganha destaque uma mesa de conversa com o escritor Raimundo Carrero sobre o tema da feira. Simultaneamente, o público infantil poderá participar de uma maratona de histórias com o Coletivo Eu Passarinho, Demétrio Rangel, Fátima Mitafá, Dayse Constantino, Mônica Xavier, Flávio Renovatto, Ignês Araujo, Vinicius Viramundo e Júlia Sol.
À tarde, a partir das 14h, a grade traz a apresentação de Sandoval Ferreira, a batalha de MCs com o Grupo Cartel e do poeta Luiz Gabriel. O público poderá participar de duas ações formativas, a o de Escrita Literária com Cleyton Cabral e de Livreto da Vida com Joana D’ark.
Serviço:
Feira Literária da Periferia (Flipe)
Data: neste sábado (28/10) e domingo (29/10)
Local: Sesc Ler São Lourenço da Mata – Avenida das Pêras, nº 56, Tiúma
Acesso gratuito
Programação:
28/10
9h – Abertura da FLIPE com a presença do Homenageado Adiel Luna.
09h30 às 10h30 – Mesa: Literatura infantil em Pernambuco – Valdir Oliveira e Luciano Pontes
10h30 às 12h – Mesa: Literatura na Periferia com Felipe Eugênio/ RJ e Dayvton Almeida
13h às 14h – Palestra com a sexóloga Valéria Walfrido
15h às 16h – Apresentação do grupo Donas e de Break Dance
Ações formativas:
9h às 15h – Oficina de Fotografia Digital com Gabriel Melo
9h às 15h – Oficina de Cartonera
9h às 16h – Oficina Educando em Cordel com Edgar Diniz
9h às 12h – Oficina de Marcador de livros – Sesc
29/10
9h às 10h – Tecnologia e Sociedade – Ana Paula Moraes, Andréia Myllena e Igor Matos
10h às 11h – Conversa com Raimundo Carrero sobre o tema da Feira.
9h às 11h – Maratona de Histórias com: Coletivo Eu Passarinho, Demétrio Rangel, Fátima Mitafá, Dayse Constantino, Mônica Xavier, Flávio Renovatto, Ignês Araujo, Vinicius Viramundos, Júlia Sol
14h às 15h – Apresentação de Sandoval Ferreira
15h às 16h – Batalha de Mcs e apresentação do Grupo Cartel com participação do poeta Luiz Gabriel
Ações Formativas
13h às 15h- Oficina de Escrita Literária com Cleyton Cabral
9h às 11h – Oficina Livreto da vida com Joana D’ark