Com uma grade formada por espetáculos diversificados, mostra de solos, mesas redondas e oficinas em arte cênica, a Mostra Capiba de Artes chega a sua 10ª edição nesta segunda-feira (06/11). Realizada pelo Sesc Casa Amarela, a iniciativa traz como novidade este ano montagens de dança e circo. A programação será movimentada até o dia 18 de novembro e possui entradas no valor de R$ 10 (meia, comerciário e dependente) e R$ 20 (público em geral). Algumas das atrações podem ser conferidas gratuitamente.
A mostra tem início nesta segunda-feira com realização de oficinas até o dia 8 de novembro. “Este ano realizaremos a décima mostra com várias mudanças propostas, como a alteração no nome de Mostra Capiba de Teatro para Mostra Capiba de Artes, no intuito de agregar outras linguagens além do teatro. Outra novidade é o crescimento das ações formativas com oficinas e mesas”, destaca o professor de Artes e responsável técnico pela mostra, Breno Fittipaldi.
No dia 9, ocorre a abertura da programação de artes cênicas, que será comandada, a partir das 20h, pelo espetáculo “Altíssimo”, do Trema! Plataforma de Teatro, que coloca em cena o ator Pedro Vilela. Com texto escrito por Alexandre Dal Farra, o solo investiga o comércio sobre a fé no país, a partir de estudos de religiões neopentecostais. A duração é de 50 minutos e a classificação indicativa é de 16 anos.
No dia 10 de novembro, no mesmo horário, o público poderá assistir ao espetáculo “Meu Nome é Enéas – o último pronunciamento”, do Gota Serena Produções. Com roteiro e atuação de Márcio Fecher, a peça fala sobre o homem que sacudiu a vida política nacional com apenas 15 segundos.
No dia 11, é a vez do espetáculo musical e poético “Saudosiar… A Noite Insone de Um Palhaço”, às 20h, com o multiartista Walmir Chagas. No palco, ele interpreta um palhaço insone que, em seu quarto de dormir, medita e delira, sobre sua vida e solidão, lembrando durante toda a madrugada de fatos tristes e felizes, amores, sonhos, aventuras e desventuras na sua carreira mambembe.
A Mostra de Solos de dança acontece no dia 14 deste mês, a partir das 15h, com “Dor de Pierrot – 80 aos pedações”, da dançarina Gardênia Coleto. A performance constrói um novo olhar sobre a obra de Dor de Pierrot, criada em 1984 pelo bailarino Bernot Sanches. A composição traz fragmentos coreográficos e discursivos de textos da década de 80, além da reflexão sobre as transformações da dança no Recife.
Em seguida, o público poderá acompanhar “Na Malandragem do Feminino”, dirigido por Daniela Santos e criado por Rebeca Gondim. O solo discute questões de gênero e sexualidade, colocando em pauta o carnaval e suas histórias. As apresentações são gratuitas.
O circo também ganha espaço no dia 14, à tarde. Quatro apresentações poderão ser conferidas. A primeira é “Uruba e Lilão” apresentado por Fabiana Pirro. Em seguida, tem “Dona Pequena e os Rolamentos (Ana Nogueira), “Dança, Maroca” (Mayra Waquim) e “Sema e os Contatos Imediatos” (Silvia Góes). Na área externa da Unidade, será encenado “O Teatro é Necessário?” (com os alunos do Curso de Iniciação do Teatro do Sesc Casa Amarela).
Já no dia 16, ao projeto apresenta a peça “MEDEAponto” com atuação de Augusta Ferraz, Lano de Lins e Jota Ferreira. A tragédia atemporal do poeta grego Eurípides é reconstruída através da ótica lusitana. Augusta Ferraz narra, canta e dialoga com o público, convidando a participação. O texto é livre e de adaptação sobre “Medeia”, de Sophia de Melo Breyner Andresen.
No dia seguinte (17/11), o Teatro de Fronteira coloca Plínio Maciel no palco na montagem “Na Beira”, resgatando memórias familiares. O enredo conta a história de um menino que nasceu em Surubim, veio para o Recife fazer teatro e se enamorou na contação de “causos”. Na programação ainda estão: “Eu no Controle” (18).
Mesas e oficinas
Antes dos espetáculos, entre os dias 6 e 8 de novembro, a mostra começa com duas oficinas: uma de Dança para Pessoas com Deficiência Visual ou Baixa Visão e outra de Iniciação à Palhaçaria. A primeira, ministrada pelos dançarinos e pesquisadores Marcelo Sena e Elis Costa, é realizada nos três dias no turno da manhã, sempre das 9h às 13h. A segunda, conduzida pela atriz pernambucana Lívia Falcão, acontece das 14h às 17h.
Além dessas, entre os dias 15 e 17, das 9h às 13h, o jornalista, pesquisador e ator Junior Aguiar vai ministrar a oficina “O Solo do Ator: o que você tem a dizer?”. Para participar das oficinas, a entrada custa R$ 10 para comerciários e dependentes e R$ 20 para o público em geral. A inscrição deve ser feita pelo hotsite da Mostra.
No dia 15, as atrizes e palhaças Juliana Almeida e Lívia Falcão participam da mesa “O clown solo: a busca do palhaço no espaço das sensações”, com mediação de Ana Nogueira. Já no dia 18 de novembro, a dançarina Gardênia Coleto e a diretora artística Daniela Santos vão integrar a roda de diálogo “Dança: as peculiaridades do corpo que se move sozinho na cena”, que será mediada por Ailce Moreira. As duas mesas serão realizadas à tarde, das 15h às 17h.
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