Triunfo, Araripina, Bodocó e Petrolina recebem nesta semana o projeto Sonora Brasil, com apresentação do Samba de Pareia. O grupo fecha o ciclo de apresentações do projeto nacional do Sesc, que circula pelo Estado com o tema “Na pisada dos cocos”. Nesta terça-feira (21/11), a partir das 20h, a Fábrica de Criação Popular do Sesc, em Triunfo, recebe o grupo, que segue para Araripina (22/11), Bodocó (23/11) e Petrolina (24/11).
Bodocó abre a programação no dia 22 de novembro, na Capela dos Santos Reis, localidade da Várzea do Meio, a partir das 20h. No dia 23 ,a apresentação acontece em Araripina, às 20h, no Lions Club. Já em Petrolina, na sexta-feira, às 20h, na Ilha do Massangano, o grupo encerra as apresentações com a participação do Samba de Véio. Em todos os locais o acesso é gratuito ao público.
O Samba de Pareia vem do povoado de Mussuca, no município de Laranjeiras, a 23 Km de Aracaju, capital do estado de Sergipe. É uma comunidade de remanescentes quilombolas que se empenha para manter as tradições herdadas de seus antepassados. A pesca e a cata de crustáceos, como o caranguejo e o sururu, são as atividades econômicas tradicionais do local.
O samba não se caracteriza como um folguedo, mas apresenta dança coreografada e trajes padronizados. As letras das músicas fazem alusão a situações do dia-a-dia, normalmente com muita irreverência. O grupo é liderado por uma mestra, Dona Nadir, o que é raro nos grupos de tradição, onde as funções de liderança normalmente cabem aos homens, e conta também com a participação de Mangueira (Acrisio dos Santos), Carmélia dos Santos, Elenilde da Silva, Maria Edenia dos Santos, Maria Ednilde dos Santos, Cecé (Maria José dos Santos), Maria Lucia Santos, Maria Luiza dos Santos, Maria José dos Santos e Normália dos Santos.
Sonora Brasil
No biênio 2017/2018, a inciativa traz os temas “Na pisada dos cocos”, que apresenta a expressão típica da Região Nordeste, trazendo dois grupos do litoral e outros dois do interior; e “Bandas de música: formações e repertórios”, com um panorama das tradicionais bandas que, espalhadas pelo país, são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos que integram orquestras e conjuntos de câmara. O primeiro tema circula pelos estados das regiões Norte e Nordeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em 2018, na 21ª edição, acontece a inversão dos grupos.
Serviço – Sonora Brasil
Samba de Pareia
21/11, 20h – Fábrica de Criação Popular (Praça Dr. Arthur Viana Ribeiro – Triunfo)
22/11, 20h – Capela dos Santos Reis, Várzea do Meio (Bodocó)
23/11, 20h – Lions Club (Araripina)
24/11, 20h – Ilha do Massangano ( Petrolina)
Acesso gratuito