De 13 a 16 de dezembro o Sesc Triunfo realiza a Mostra da Criação no Theatro Cinema Guarany e na Fábrica de Criação Popular, com apresentações gratuitas de dança, teatro, música e artes plástica. Os trabalhos são frutos de formação artística do Sesc e integram a programação do Natal Triunfo do Pajeú, que teve início no sábado (9/12) e segue até o dia 6 de janeiro.
Durante dois dias, quarta-feira (13) e quinta-feira (14/12), a dança toma conta do Theatro Cinema Guarany com trabalhos de 51 estudantes. Na primeira noite, às 19h, o espetáculo “Falas do Corpo” abre a programação com duos construídos a partir de temas da vivência dos dançantes, criados durante as aulas de dança na Fábrica de Criação Popular. Em seguida, é a vez dos pequenos bailarinos de 5 e 6 anos de idade encantarem o público com “Corpos Lúdicos”. A primeira noite da mostra de dança será encerrada com “In Memorian”, processo de criação dos estudantes da turma de dança contemporânea para adultos, tendo como foco personagens históricos de Triunfo.
Na quinta-feira (14/12), às 19h, as crianças de 7 a 9 anos abrem a noite com “Falas do Corpo”. Em seguida a poesia de Dedé Monteiro se mescla às obras de Manezinho Araújo, e ganham movimento no espetáculo de dança contemporânea “Poéticos”. Na oportunidade o público poderá contemplar o resultado desse diálogo entre as linguagens nos figurinos desenvolvidos pelos estudantes do Grupo de Estudos Processo Criativo em Artes Visuais.
Na sexta-feira (15/12) será possível apreciar mais trabalhos dos estudantes artes plásticas e também dos estudantes de música, a partir das 19h, na Fábrica de Criação Popular. Alunos do Laboratório de Criação para o Artesanato e do Ciclo de Palestra Vivências Artísticas-Artesanato apresentam o fazer artesanal como expressão artística, com a mostra “Triunfo Criativo”. Também serão apresentados os resultados das oficinas de cartões natalinos; a mostra do grupo de estudos e pesquisa em quadrinhos; e os trabalhos de desenhos artísticos para crianças.
A sexta-feira também será de música com o Quinteto Pautacorde e o Quarteto Sopro Novo, que apresentarão os trabalhos baseados na pesquisa sobre os músicos Antônio Madureira e Egildo Vieira. O Pautacorde ainda vai presentear o público com apresentação a partir de estudos sobre a obra de Adelmo Arcoverde.
A Mostra de Criação será encerrada no sábado (16/12), a partir das 19h, na Fábrica de Criação Popular com apresentações teatrais de cinco exercícios cênicos. Crianças da Escola Mínima Belizário sobem ao palco para encenar “As aventuras do Peixinho que nadou ao contrário do rio”. Em seguida, é a vez dos jovens do Lar Santa Elisabeth encenarem “bOlhares”. Logo depois, integrantes de grupos artísticos de Triunfo, que formam a turma de Vivência Teatral para Artistas, levam ao público “Recordadxs”. Os alunos do curso de iniciação ao teatro apresentarão “Janelas”. A mostra será finalizada com “A praça dos encontros”, encenada por atores do grupo da terceira idade.
Programação de Natal segue até o dia 6 de janeiro
A programação completa do Natal Triunfo do Pajeú, realizado pelo Sesc em parceria com a Prefeitura Municipal, pode está disponível no site do Sesc Pernambuco (www.sescpe.org.br). Um dos destaques da celebração é o tradicional desfile de Papai Noel acontecerá no dia 25. A concentração terá início às 16h na Praça Carolino Campos, com apresentação da Orquestra Isaías Lima. O Coco Trupé de Arcoverde se apresentará às 16h30. Às 17h, é a vez da aguardada apresentação de Papai Noel, que sairá em cortejo até a Fábrica de Criação Popular com o Coco Trupé de Arcoverde, Orquestra Isaías Lima, Quadrilha Junina Estilar, Maracatu Nação Serra Grande do Pajeú, A Serpente do açude, Caretas de Triunfo, Boi Maracatu, Boi Diamante e Trupernas de pau.
Até o dia 6 de janeiro a programação natalina continua em Triunfo, quando será encerrada com a Queima da Lapinha. Ao término da missa do Dia de Reis, um grande cortejo com grupos artísticos tomará as ruas da cidade, partindo da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores para a Igreja do Rosário. Haverá ainda a tradicional queima de pedidos ao menino Jesus. Ao final da programação, o bloco O Bonde e a Orquestra Isaías Lima animam moradores e turistas, num convite para o mais animado carnaval do Sertão do Pajeú.