Uma vez por semana, dezenas de jovens e idosos têm um encontro marcado para a troca de experiências, conhecimentos e celebração da vida no Sesc. É um espaço dedicado ao acolhimento e à valorização do indivíduo, fomentando a cidadania, o protagonismo e empoderamento destes públicos.
Em Pernambuco, eles se encontram em todas as unidades, do Litoral ao Sertão. Para participar, basta se dirigir à unidade mais próxima para a inscrição nas vagas disponíveis. Os cerca de dois mil idosos assistidos pelo Sesc no estado recebem acompanhamento social; assistem a palestras com temas do cotidiano, como família, vida urbana, trabalho, direitos e saúde; participam de oficinas; realizam trabalhos sociais, além de fazerem novos amigos e curtirem a terceira idade.
Já os jovens encontram na entidade um ponto de apoio para dialogar; participar de atividades de cultura, educação e esportes; realizar dinâmicas e debates sobre suas inquietações, cidadania e respeito às diferenças. Em Pernambuco, o Sesc acolhe mais de 230 adolescentes e jovens, de 13 a 29 anos.
AGENTE TRANSFORMADOR
O trabalho social com grupos realiza iniciativas de transformação e socialização, a exemplo do Empreendedorismo e Cidadania na Terceira Idade. O projeto busca oferecer alternativas de complementação da renda familiar, por meio de oficinas de customização, palestras sobre empreendedorismo e feiras de exposição. A ação acontece no Grande Recife, em Arcoverde, Caruaru e Surubim. Outra iniciativa é o Sesc Jovem, que movimenta mais de 450 jovens de Surubim e região com palestras, oficinas e intervenções culturais. O objetivo é promover o diálogo, a valorização de talentos, a diversidade cultural e o combate ao preconceito, além de oferecer atividades de esportes, recreação e sustentabilidade.