É com profundo pesar que o Sesc em Pernambuco comunica o falecimento, neste sábado (10/03), do pernambucano Corbiniano Lins. O desenhista, pintor e escultor nomeia a Galeria de Arte do Sesc Santo Amaro, homenagem que recebeu em vida, em 2015.
José Corbiniano Lins nasceu no dia 2 de março de 1924, na cidade de Olinda. Estudou artes na Escola Técnica Federal de Pernambuco e começou a pintar em 1949. Fez parte do movimento de Arte Moderna do Recife na década de 1950, ao lado de nomes como Abelardo da Hora, Reynaldo Fonseca, Gilvan Samico, Celina Lima Verde, Wilton de Souza e Montez Magno. Participou de diversas exposições coletivas e individuais em galerias, museus e espaços culturais no Brasil e exterior.
Em 1955, foi premiado pelo Salão Oficial do Estado e participou, em Israel, da exposição patrocinada pela Sociedade de Arte Moderna do Recife. Já em 1963, recebeu a Medalha Pernambucana do Mérito e executou o monumento do 1° Centenário de Campina Grande (PB). Em 2000, realizou a exposição Cores e Volumes, na Rodrigues Galeria de Arte. Em 2014, foi homenageado pelo júri da XVIII Edição do Cine PE Festival Audiovisual, com menção honrosa para o documentário de Cezar Maia, e com a exposição retrospectiva “Corbiniano – 65 anos de Arte”, no Museu Murillo La Greca.
Suas obras, cheias de referência à figura feminina, podem ser vistas em diversos espaços da cidade, como no bairro de Casa Amarela, no Shopping Center Recife, na sede do Ministério Público de Pernambuco, nas agências Centro e Santo Antônio do Banco do Brasil (Recife), bem como em monumentos localizados em Campina Grande (monumento do centenário), Maceió (sereia do Mirante) e Fortaleza (monumentos do vaqueiro e de Iracema).
Galeria de Arte do Sesc
Inaugurada em 4 de setembro de 2015, a Galeria de Arte Corbiniano Lins, do Sesc Santo Amaro, abriu suas portas com a exposição “Corbiniano: Silêncio da Forma”, com cerca de 30 obras do artista e trechos do documentário CORBINIANO, de Cezar Maia.