Questionando sobre a compreensão do que é o lixo, o seu consumo e o aproveitamento de resíduos, a exposição “Lixo é quase nada” está aberta a visitação no Cecine, que fica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A mostra interativa é produzida pelo Sesc Ciência, com a curadoria do biólogo Andres Sebilia, e pretende problematizar sobre as questões relacionadas ao lixo no cotidiano. O público poderá conferir gratuitamente 26 painéis, uma maquete de aterro controlado e documentários.
A mostra pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 10 de abril. Dentro das ações educativas da exposição são oferecidas oficinas de Ecobag e Boneca Abayoni e roda de conversa com catador de lixo, mediante agendamento prévio para grupo de até 50 pessoas. Além disso, são distribuídos materiais informativos sobre o tema como palavras cruzadas.
A exposição “Lixo é quase nada” já percorreu todo o país e em Pernambuco passou pelas cidades de Caruaru e Surubim. “Nosso objetivo é ampliar a discussão sobre os temas relacionados ao lixo, e de forma lúdica, levar o público a perceber também a Ciência dentro das atividades do dia-a-dia”, explica a coordenadora de Educação em Ciências e Humanidades do Sesc Pernambuco, Elisabete Lacerda.
Sesc Ciência – O projeto é uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc e surgiu em 1987 com o objetivo de multiplicar o conhecimento científico no Brasil. Desde a sua criação já promoveu 15 exposições e passou por 253 cidades, contabilizando mais de um milhão de visitantes.
Serviço-Exposição “Lixo é quase nada”
Local: Cecine – Universidade Federal de Pernambuco
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 10 de abril
Acesso gratuito