Alunos de cinco anos de idade da Educação Infantil do Sesc Ler Surubim participaram de uma aula sobre “História de Outros Tempos”. Na oportunidade, os professores trabalharam fotos e objetos antigos e socializaram com os estudantes como era a vida de quem vivia no tempo em que a tecnologia não estava ao alcance de todos.
Para ilustrar bem o momento vivido há alguns anos, foi convidada para o encontro uma antiga moradora do município: Célia Arruda, de 81 anos de idade. A professora foi a primeira diretora da Escola de Referência Severino Farias, permanecendo na função por muitos anos. Hoje, é voluntária da mesma instituição e coordena o Coral ESF de Deficientes Visuais.
A aula encantou os alunos que aproveitaram para fazer muitas perguntas. A idosa ensinou brincadeiras do seu tempo e canções populares. As atividades que envolvem diferentes gerações são muito frequentes. Na própria unidade há o intercâmbio entre alunos das turmas do 4º e 5º anos em visitas aos pequenos. Os encontros servem para socializar conhecimentos, monitorar o recreio e fazer a leitura de livros.
As integrantes da terceira idade do Grupo Raio de Sol também realizam momentos de contação de histórias para os alunos. “Na culminância de nossos projetos didáticos há a interação entre as turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. Esses momentos são muito ricos para a formação cidadã dos nossos estudantes praticando o respeito às diferentes gerações”, finaliza Tatiana Moura, orientadora pedagógica do Sesc Ler Surubim.