Com objetivo de conhecer os investimentos ambientais adotados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o grupo gestor do Programa Ecos do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac visitou o Centro Administrativo Governador Eduardo Campos, a nova sede da Compesa, situado no bairro de Santo Amaro, na última quinta-feira (19/4).
O encontro reuniu as áreas de Sustentabilidade, RH, Comunicação, Informática, Educação, Administrativo, Compras e Contabilidade das três instituições. A ideia é analisar a viabilidade das práticas ambientais adotadas pela Compesa e tentar replicar algumas medidas no novo prédio do Sistema Fecomércio, que está sendo construindo na avenida Visconde de Suassuna.
O grupo assistiu a uma palestra sobre as práticas ambientais utilizadas na empresa e depois visitou o Universo Compesa, um espaço interativo que apresenta a linha do tempo com a história da companhia e sua visão do futuro, projetada por meio de recursos tecnológicos.
A Compesa é uma das primeiras empresas de Pernambuco a conseguir uma certificação mundial para construções sustentáveis, o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). O novo prédio conta com sistema de reuso da água das chuvas para descargas, irrigação do jardim e espelho dágua, janelas de vidro foram instaladas no prédio com o objetivo de aproveitar a luz natural.
Também já foram implantados na nova sede, programas de coleta seletiva de lixo e um gerenciamento de resíduos. O sistema de ar-condicionado filtra, renova e desumidifca o ar, além de regular o nível de gás carbônico.