A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Sesc busca a constante evolução educacional de seus alunos. Ela possibilita a continuidade dos estudos para quem não concluiu o ensino regular, mas vai além, dando suporte na realização de sonhos, como ingressar em uma universidade.
Uma dessas histórias exitosas é do universitário Pedro Vinícius Interaminense, 28 anos. O jovem tem autismo, um transtorno crônico que prejudica a capacidade de se comunicar e interagir socialmente. No Sesc, encontrou um ambiente inclusivo, favorável ao desenvolvimento de suas habilidades e respeito às diferenças. Estudou na EJA doSesc Piedade desde o primeiro ano e fez o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também no Sesc. Este ano, foi aprovado para o curso de Bacharelado em Educação Física na UFPE.
Assim como Pedro, Valdeci Tintino de Souza, 62 anos, começa este ano o seu curso de Gastronomia. “Há quatro anos conheci a EJA no Sesc Garanhuns. A partir daí, começou uma nova história em minha vida. Esta instituição me impulsionou a realizar o meu sonho de ser uma universitária”, agradece Valdeci. Concluindo o curso em julho de 2017, ela prestou o Enem pela primeira vez e passou em duas instituições da cidade, uma pública e outra privada.
As práticas pedagógicas voltadas para Enem também foram exitosas no Sesc Arcoverde. Lá, mais de 30 alunos foram aprovados. Serão futuros profissionais em Arquitetura, Biomedicina, Ciências da Computação, Cinema, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Perícia Criminal e Psicologia.
“Não desista! Você é resistente, simplesmente pelo fato de estar tentando”, com esse recado aos alunos da EJA, Breno Santana, 24 anos, aluno do primeiro período de Psicologia, afirma carregar o título de ex-aluno do Sesc com orgulho. “Consegui aprender os conteúdos necessários com professores maravilhosos, uma equipe pedagógica exemplar. Estudar no Sesc foi sem dúvida um despertar”, afirma. Para ele, o aprendizado ultrapassou o conteúdo programático e seguiu para lições de vida que contribuíram para um olhar mais amplo sobre a cidadania.