Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Sesc Santo Amaro, estão tendo um curso de tecnologia pelo Projeto Inclusão Digital: Biblioteca Santo Amaro e EJA, que tem o intuito de proporcionar cidadania aos estudantes. Durante as exposições, eles conhecem as partes físicas dos computadores e celulares, assim como seus funcionamentos, e aprendem a utilizar os programas.
No curso, os alunos recebem apostilas que os ajudam a compreender os equipamentos eletrônicos. Nelas, estão o passo a passo de como ligar um computador, por exemplo, tudo com imagens ilustrativas. Além disso, as exposições são relacionadas com as disciplinas de Língua Portuguesa e Interpretação de Texto. “Junto com os estudantes, nós criamos um e-mail para cada um. Antes, marcamos um encontro apenas para o aluno digitar no computador, estimulando a escrita”, conta Márcia Rodrigues, analista de biblioteca do Sesc Santo Amaro.
Sobre a importância do Projeto, Rodrigues fala que os alunos querem usar os equipamentos como qualquer pessoa. “Muitos não utilizam esses meios tecnológicos ou por não saber como funciona ou por medo de escrever uma palavra errada. Com o Projeto, nós queremos que eles percam essa insegurança e utilizem da melhor forma”, completa.