No próximo dia 6 de junho, Pernambuco recebe o Dia do Desafio, um projeto mundial para incentivar a prática do exercício físico. No projeto, várias cidades do mundo competem simultaneamente mobilizando o maior número de pessoas a fazer exercícios físicos ao mesmo tempo. Coordenado pelo Sesc, com iniciativa da The Association for International Sport for All, o projeto é realizado pelas prefeituras municipais. As atividades terão início às 00h nos dois municípios, com várias modalidades esportivas distribuídas em espaços públicos, escolas, academias e no Sesc.
Este ano, 14 cidades pernambucanas participam da competição: Goiana, Araripina, Ipubi, Surubim, Vertente do Lério, Casinhas, Dormentes, Belo Jardim, Afrânio, Petrolina, João Alfredo, Pesqueira, Buíque e Lagoa Grande.
Uma central telefônica estará funcionando, ininterruptamente, de 0h às 21h, através do número 0800 321 1688, captando os registros de pessoas, grupos, associações, empresas, escolas. Vale caminhar, pedalar, alongar, correr, além dos jogos coletivos, como futebol, vôlei, basquete, handebol. Ganha quem conseguir envolver o maior percentual da população na prática, em pelo menos 15 minutos, de uma atividade física ou esportiva.
Durante todo o dia, as unidades do Sesc estarão com uma programação especial em vários pontos das cidades participantes, incentivando a mobilização da população e contabilizando a participação nas atividades físicas e esportivas. Em 2018, o Dia do Desafio propõe um novo formato de participação. A partir de agora, as cidades se enfrentarão por três anos. O objetivo é promover a competição, mas também, a cooperação. A ideia é que as cidades troquem experiências, se ajudem e inspirem mutuamente.
.