As idosas do Grupo Novo Horizonte, do Sesc Arcoverde, estão participando do Núcleo de Empreendedorismo criado na unidade. O objetivo do projeto é desenvolver cotidianamente produtos dos mais diversos estilos e materiais para gerar renda para elas.
“A iniciativa surgiu depois da Primeira Feira de Empreendedorismo feita na unidade, no ano de 2016. Próximo às festividades de final de ano, o grupo se reuniu e criou algumas peças para expor nesta feira. Em 2017, compartilhando o mesmo conceito, criamos o espaço Fábrica de Criatividade, onde elas puderam fazer a decoração da unidade em períodos comemorativos. A partir disso, as pessoas começaram a encomendar esses produtos, então decidimos criar essa experiência, fundando o núcleo”, explica a assistente social da unidade, Talita Ferreira.
A ideia agora é tornar a ação sistemática. As 15 idosas que participam do projeto se encontram duas vezes por semana para pesquisar, estudar, criar, produzir e comprar os materiais necessários para confecção. O objetivo é combater a ociosidade na terceira idade, além de compartilhar ideias. “Quem sabe ensina a quem não sabe, e essa troca de experiências de cada uma é o ponto marcante. Outro objetivo é usar o tempo livre delas para empreender, gerar renda e criar um espaço social de convívio”, acrescenta Talita.
Para o ciclo junino, foram criadas almofadas, roupagem em garrafas, descanso de prato, bolsa em chita, descanso americano e outros.