A forma mais antiga de conhecer ofícios é através da oralidade. E é abordando a tradição de mestres locais para difundir a sua prática, que o projeto “Histórias do meu Povo” aporta pela primeira vez na cidade de São Lourenço da Mata com uma oficina de contação de histórias. Realizada pela Liga Empreendimentos Criativo em parceria com o Sesc, a iniciativa está com inscrições abertas na unidade do Serviço Social do Comércio do município. São oferecidas 20 vagas gratuitas.
A oficina traz como mote Pontos de Cultura e será movimentada nos dias 11, 16 e 18 de julho, das 13h às 17h, pela contadora de histórias e educadora Roma Júlia. O objetivo é valorizar e propagar as histórias dos mestres e difundir a prática da contação de histórias como ferramenta de registro da tradição local. Uma pesquisa em São Lourenço da Mata está mapeando profissionais que desenvolvem atividades repassadas por gerações, como parteiras, boleiras, contadoras de histórias e artesãos.
Podem participar da iniciativa o público com idade superior a 16 anos, preferencialmente, mulheres adultas e idosas. As inscrições podem ser realizadas na Central de Relacionamento com Clientes do Sesc Ler, que fica localizada na Avenida das Pêras, nº 56, em Tiúma. Os trabalhadores do comércio e dependentes precisam apresentar apenas o cartão do Sesc. Já o público em geral, a cópia do RG, CPF e comprovante de residência.
Projeto – Em sua segunda edição, o “Histórias do meu Povo” passará este ano por quatro macrorregiões de Pernambuco. Além de São Lourenço da Mata, serão contempladas as cidades de Camaragibe (Região Metropolitana do Recife), Nazaré da Mata (Zona da Mata), Passira (Agreste) e Petrolina (Sertão). Os mestres que serão escolhidos são reconhecidos dentro da sua comunidade.
Serviço:
Projeto Histórias do meu Povo
Local: Sesc Ler São Lourenço da Mata – Avenida das Pêras, nº 56
Data: 11, 16 e 18 de julho | 13h às 17h
Vagas: 20
Inscrições gratuitas
Texto: Elayne Costa – Dupla Comunicação