O Sesc Ler Buíque recebe no mês de julho um dos mais importantes projetos de valorização da literatura brasileira no país, o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. Desta vez, será realizado o Circuito de Oralidades, no dia 05 de julho, na própria Unidade, com dois nomes da literatura alagoana: o rapper Vitor Pirralho e o poeta Jorge Calheiros.
Além de rapper, Vitor Piralho é professor de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa. Ao lado da banda Unidade, lançou os álbuns “Devoração Crítica do Legado Universal” (2008) e “Pau-Brasil” (2009). Já Jorge Calheiros, considerado o poeta dos cordéis, publicou mais de 100 livretos de cordel, sendo os mais conhecidos “Maloqueiro Zé Catacra”, “Conselho de um Velho Pai” e “O Pobre e a Medicina”. Por sua atuação na preservação da cultura oral nordestina, Calheiros é considerado Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas.
O Circuito de Oralidades tem como pretensão envolver as manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia. A partir de critérios específicos e sistemáticos, aproxima a riqueza e a multiplicidade de vozes, ideias e costumes, por meio de diversas ações, sejam saraus, performances, slam poetry, repentes e outras manifestações. Em Buíque, serão dois horários de atividades: às 15h, para alunos de escolas da cidade, e às 19h30 para o público geral. A entrada é gratuita.
“Com o Arte da Palavra, conseguimos envolver estudantes e pessoas que gostam de poesia e de narrativas literárias, em um universo onde o processo de criação de textos é apresentada por quem já tem vasta experiência. A partir disso, os participantes são convidados a expor seus conhecimentos em uma atividade que funciona como laboratório”, explica Gilvaneide Marques, professora de Artes do Sesc Ler Buíque.
Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras – o projeto foi lançado em março de 2017 para atuar em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária, estimulando a divulgação de autores nas suas diferentes formas de manifestações, a fim de promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. Três tipos de circuito compõem o projeto: Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores; Oralidade, com apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, com oficinas literárias de diferentes temáticas para o exercício da prática da escrita literária e formação de leitores com maior bagagem literária.
Serviço – Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras
Circuito de Oralidades
Data: 05 de julho de 2018
Local: Sesc Ler Buíque – Rua Projetada, s/n – Frei Damião
Horário: 15h (para estudantes de escolas da cidade) / 19h30 (público geral)
Entrada gratuita
Informações: (87) 3855.2230
Texto: Djeinyelle Marques – Dupla Comunicação