No último dia 27 de junho, o Sesc Pernambuco sediou a posse dos novos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) do Recife. A ação, realizada na Sala Paulo Freire, contou com a presença do secretário executivo de Sustentabilidade do Recife, Maurício Guerra, do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Empreendedorismo, Bruno Schwambach, além das entidades representantes da sociedade civil que junto ao Sesc, integrarão o Comam no biênio 2018/2020.
Na categoria “representantes composto pelas entidades do setor empresarial ou produtivo”, o Sesc atua pela primeira vez no conselho, na titularidade de Elisabete Lacerda, coordenadora de Educação em Ciências e Humanidade e gestora do Programa Ecos de Sustentabilidade, e na suplência de Teresa Ferraz, diretora de Educação e Cultura.
“Esse novo passo é de grande importância na formação dos associados, na promoção ambiental, somando com as contribuições do setor comerciário teremos bastante intercâmbio de conhecimentos, que isso traga grandes benefícios”, destaca Maurício Guerra.
“Queremos agora ampliar ainda mais o trabalho em relação ao ambiente e a sustentabilidade, fomentando assim as políticas de sustentabilidade do Sesc. Atualmente esse é um tema transversal que tem nos dado bons resultados”, garante Teresa Ferraz.
Agora o Sesc tem papel fundamental nas discussões do Conselho, integrando-o como fiscalizador das atividades, agindo como peça atuante nas intervenções. Junto ao Sesc, foram eleitos a Associação Bloco da Diversidade de Pernambuco, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU); o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (SENGE/PE), a Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (FASE), a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Pernambuco (Senac).
O Comam
O Conselho Municipal do Meio Ambiente é o órgão de participação popular direta, que tem por intuito promover o debate e planejar as políticas de preservação do meio ambiente e de desenvolvimento sustentável do Recife. Este conselho é formado por membros titulares e suplentes de diversas instituições da sociedade civil, presidido pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.