O projeto Sesc Saúde Mulher será inaugurado nesta sexta-feira (13/7), às 10h, em frente à Prefeitura. Por dia, 63 atendimentos serão realizados gratuitamente ao público feminino
Para prevenir o câncer de colo de útero e o de mama, os tipos mais frequentes que acometem as mulheres e que possuem altas chances de cura quando descobertos em estágios iniciais, será lançado nesta sexta-feira (13/7), às 10h, o Sesc Saúde Mulher na cidade de Itamaracá. O projeto, com estrutura móvel para que as mulheres realizem os exames de prevenção gratuitamente e recebam orientações sobre o autocuidado, ficará instalado durante três meses na Avenida João Pessoa Guerra, no bairro do Pilar.
O atendimento ao público feminino com os exames de Papanicolau e mamografia será iniciado na terça-feira (17/7), das 8h às 17h, no mesmo endereço do lançamento. Para receber o atendimento é necessário que as moradoras façam o agendamento da consulta na Secretaria de Saúde do Município. Durante o período de funcionamento na cidade, o projeto pretende beneficiar 3.578 mulheres com os exames.
Por dia, 32 mulheres com idade entre 25 e 64 anos serão beneficiadas com o de Papanicolau. Outras 31 moradoras na faixa etária dos 50 aos 69 anos poderão fazer o de mamografia. Palestras e ações de promoção à saúde serão realizadas diariamente.
“Pretendemos com a unidade móvel alertar as mulheres para a importância do cuidado com a saúde e lembrar que é fundamental realizar exames preventivos periodicamente”, explica a coordenadora de Saúde do Sesc Pernambuco, Mônica Buarque. A unidade móvel do Sesc Saúde Mulher conta com consultório, sala de mamografia e estrutura externa com espaço multimídia para ações de prevenção.
Prevenção – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, para o Brasil, estimam-se 59.700 novos casos de câncer de mama para o biênio 2018-2019. Esse tipo é o primeiro mais frequente entre as mulheres nas Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e o segundo tipo de tumor mais incidente entre o público feminino do Norte. Já para o câncer de colo do útero são esperados 16.370 novos casos para o mesmo biênio. O tumor é o primeiro que mais acomete as mulheres na Região Norte. Ocupa a segunda posição no Centro-Oeste e a terceira no Sul e Sudeste. Os dois tipos de câncer têm chances altíssimas de cura caso sejam descobertos em estágios iniciais, através de exames de prevenção.
Sesc Saúde Mulher – Alinhado ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo de Útero, o Sesc Saúde Mulher é uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc voltada à promoção da saúde da mulher. O projeto realiza atendimentos de mulheres em situação de vulnerabilidade, em municípios da Região Metropolitana do Recife e no Interior. A entidade já dispõe do Projeto Sesc Saúde Mulher em Pernambuco, e mais 22 unidades em todo o Brasil.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.
Serviço:
Sesc Saúde Mulher
Inauguração: 13 de julho (nesta sexta-feira)
Local: Avenida João Pessoa Guerra, no bairro do Pilar, em frente a Prefeitura
Horário: 10h7