O universo teatral como etapa de formação do ator e atriz é o mote para uma série de debates sobre a profissionalização da área artística, que acontece a partir da próxima quarta-feira (18) e vai até 20 de julho no Teatro Marco Camarotti. O equipamento recebe a segunda edição do evento Seminários de Pesquisas, realizado pelo Curso de Interpretação para Teatro do Sesc Santo Amaro com a elaboração dos alunos. Os encontros são abertos ao público e vão acontecer sempre das 19h às 22h.
A abertura será marcada pelo debate “Vida de artista: equilíbrio e teimosia” com a participação da professora e responsável pela linguagem de Artes Cênicas no Sesc Pernambuco, Rita Marize, e o iluminador e professor Elias Mouret. Durante o evento, cinco pesquisas entram em pauta, entre elas: “Pelancas e fastios, um novo corpo na arte: a descoberta das possibilidades do corpo a partir da perspectiva da perda de peso sofrida, seus deleites e suas amarices”, de Luiz Diego Garcia Ubirajara, “O trabalho dos vagabundos: um estudo sobre a subsistência financeira de atores e atrizes em Recife”, assinado por Amanda de Paula Pegado, e “Performar fora da caixa: implicação do espaço do artista”, de autoria de Fernando Poloni Rybka.
Essa iniciativa acontece a cada dois anos e meio. As pesquisas foram desenvolvidas no módulo de Iniciação à Pesquisa em Interpretação Teatral com orientação dos professores Rodrigo Cunha e Renata Pimentel. “O objetivo é apresentar o olhar dos alunos que estão se formando na área, associado ao papel do artista como pesquisador e não apenas reprodutor da arte”, explica o professor e coordenador pedagógico do Curso de Interpretação para Teatro, Rodrigo Cunha. O público-alvo do evento são estudantes de artes cênicas, professores, atrizes e atores.
Na quinta-feira (19/7), será discutido o tema “Investigação de si: tropeços e voos” com a professora e pesquisadora Fernanda Melo e o ator e diretor Samuel Bennaton. Já no último dia (20/7), entra em destaque “Processos Artísticos: o suor necessário” com a professora de Artes do Sesc Santa Rita Emanuella de Jesus e o ator e diretor Marcondes Lima.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço:
Seminários de Pesquisas
Data: 18 a 20 de julho
Local: Teatro Marco Camarotti – Sesc Santo Amaro
Acesso gratuito
Informações: (81) 3216.1728
Programação:
18/07
Vida de Artista: equilíbrio e teimosia | 19h às 22h
Debatedores convidados: Rita Marize e Elias Mouret
Amanda de Paula Pegado – O trabalho dos vagabundos: um estudo sobre a subsistência financeira de atores/atrizes em Recife
Andrezza Luiza Oliveira da Silva – Pesquisa de público no Teatro Marco Camarotti: estudo de caso em 2018
Fernando Poloni Rybka – Performar fora da caixa: implicações do espaço no artista
Marina Fenício Soares Batista – O processo criativo da atriz Odília Nunes e as bases do ser brincante da cultura popular
Luiz Diego Garcia Ubirajara – Pelancas e fastios, um novo corpo na arte: a descoberta das possibilidades do corpo a partir da perspectiva da perda de peso sofrida, seus deleites e suas amarices
19/07
Investigações de si: tropeços e voos | 19h às 22h
Debatedores convidados: Fernanda Melo e Samuel Bennaton
Bruna Luiza Justino Moreira – A preparação do corpo da atriz para ativação e manutenção da energia e presença cênica no Teatro Antropológico e no Teatro Físico
Larissa dos Anjos Leão – Diário de bordo: uma ferramenta reflexiva do próprio fazer no processo de pesquisa da atriz
Júlio César Pimentel – O espaço para a solitude, o ator/atriz em reflexão para tornar a alma em linguagem estética
Camila Uchôa Mendes – Como a utilização dos exercícios energéticos propostos pelo Teatro Antropológico podem auxiliar na descoberta de caminhos para o autoconhecimento
José de Barros de Miranda Neto – Criação e manutenção da personagem com base no teatro antropológico associando com a preparação psicofísica do ator pelo método Stanislavski
Marília Loreto Linhares – A abordagem prática do movimento autêntico na preparação corporal do ator
20/07
Processos Artísticos: o suor necessário| 19h às 22h
Debatedores convidados: Emanuella de Jesus e Marcondes Lima
Bárbara Araújo Gomes e Souza – O lugar da imaginação na construção do corpo do personagem
Leonardo Alves Bezerra – O processo de construção e investigação corporal do ator para a cena
Brunna Raphaela Conceição de Lima – DeCorpo – O corpo da atriz negra na cena e a noção de matriz ancestral
André de Paiva Cavalcanti Alencar – O processo de criação dos atores para o espetáculo Deslenhar: um estudo de caso com enfoque na relação de jogo e na presença da poética autoral como indutores da atuação rapsódica
Pedro Toscano de Brito Neto – Sobre a montagem: às so(m)bras, um pouco mais de luz.
Texto: Elayne Costa – Dupla Comunicação