A arte na educação tem importante papel na formação de crianças e jovens e a pedagogia do teatro tem como um forte aliado neste processo um sistema desenvolvido na década de 60 por Viola Spolin, intitulado Jogos Teatrais, o qual, ainda nos dias atuais, é considerado um dos principais métodos para o ensino da arte teatral. Introduzido no Brasil pela educadora e tradutora Ingrid Dormien Koudela, o método pretende estimular a autonomia dos “jogadores” e a colaboração em grupo. É utilizado na formação de atores, pela improvisação, e também em escolas e instituições.
Pioneira em Teatro/Educação no país, Ingrid Dormien Koudela participa no Recife do sexto Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação, sendo uma das homenageadas do evento, que tem início nesta segunda-feira (23) e segue até o dia 27 de julho na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
No Jogo Teatral, a criança estabelece a relação de trabalho em grupo, por meio de regras livres entre os participantes do exercício artístico coletivo, e constrói conteúdo de forma estética. Além disso, o método desenvolve estímulos corporais e intelectuais, o que ajuda na superação de desafios, no rompimento de limites, na criatividade e no convívio social. A estrutura dos jogos é simples e tem com foco a resolução do objetivo a ser executado.
No congresso, Ingrid Dormien Koudela e a arte/educadora pernambucana Rosa Vasconcellos, a segunda homenageada do evento, participam na terça-feira (24/7), a partir das 9h, sobre “Mesa de Afetos” com a mediação de Everson Melquíades e Igor de Almeida da Silva. Na quarta-feira (25), ela participa de conversa com os educadores Florian Vassen, da Alemanha, e Francismara Teixeira, do Ceará, sobre “Utopias Brechtianas: a pedagogia do teatro em perspectiva”, às 10h30.
Congresso – Realizado a cada dois anos, o evento nesta edição aborda como tema “Utopias Pedagógicas em Arte como Gesto de (Re)Existência. Mesas temáticas, conferências, 25 cursos com nomes de destaques no cenário nacional e internacional, além de trabalhos de Comunicações orais e artísticas, lançamento de livros e apresentações culturais compõem a programação. A grande completa pode ser consultada no www.sescpe.org.br.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço:
VI Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação
Data: 23 a 27 de julho
Local: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Programação: www.sescpe.com.br
Texto: Elayne Costa – Dupla Comunicação