Para promover a justiça social, não existe caminho melhor do que investir na educação e na capacitação de jovens que moram na periferia. Por isso, em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, o Sesc Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, realiza o I Encontro Jovem da unidade, que, a partir da próxima terça-feira (7/8), vai oferecer para esse público atividades gratuitas, como palestras, oficinas, debates e uma mostra de talentos.
A ação é uma parceria do Sesc com a Prefeitura do Recife e o Porto Digital. A programação será realizada na unidade em todas as terças-feiras do mês, 7, 14, 21 e 28. No primeiro dia, a abertura começa às 14h, com uma apresentação musical do grupo “Jovens Sonhadores”, do Sesc Casa Amarela. Depois, os participantes deverão assistir à palestra “Juventude e Políticas Públicas do Recife”, ministrada pela secretária executiva da Juventude do município, Camila Barros.
Já o dia 14 de agosto será dedicado a uma roda de debate. Das 14h às 16h30, o encontro vai abordar três temas: “O que é ser jovem negro no Recife e Região Metropolitana?”, “Como exercer o direito à participação juvenil?” e “Juventude e Direitos Humanos”. Para participar, é preciso fazer uma inscrição antes do início da atividade, a partir das 13h. Após o diálogo, os jovens serão estimulados a produzir uma apresentação sobre as questões discutidas ao longo da tarde.
Na semana seguinte, no dia 21, serão realizadas as oficinas de Drogas, Mundo do Trabalho Infantil, Redes Sociais, Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto da Juventude. Os encontros estão marcados para o horário das 14h às 16h. Para participar de uma das oficinas, também será necessário fazer uma inscrição antes, entre 13h e 14h. Depois das conversas, os participantes deverão apresentar o que foi produzido durante o encontro.
Por fim, no dia 28 de agosto, das 14h às 17h, jovens das comunidades do Recife e da Região Metropolitana vão ter a oportunidade de mostrar as próprias habilidades na Mostra de Talentos. “Aqui eles vão poder se revelar naquilo que fazem de melhor, de cantar e dançar a declamar poesia. Será uma grande confraternização. Queremos que esses jovens se sintam valorizados e motivados a correr atrás dos seus sonhos e adquirir autonomia, ajudando a desenvolver a comunidade junto com eles”, ressalta a assistente social do Sesc Casa Amarela, Geane Carvalho.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.
Serviço – I Encontro Jovem
Local: Sesc Casa Amarela, Avenida Norte, 4490, Mangabeira
Datas: 7, 14, 21 e 28 de agosto
Entrada gratuita
Informações: (81) 3267-4400