A partir do último sábado (11) até o dia 17 de agosto, a exposição fotográfica itinerante sobre a Estação Ecológica de Caetés estará em cartaz no Centro Poliesportivo Comunitário Jorge Vicente França da Silva, do Sesc, que fica localizado na cidade de Abreu e Lima. O acervo é formado por fotografias montadas em formato de varal fotográfico. As fotos foram produzidas por jovens das comunidades do entorno da Estação Ecológica em Oficina de oferecida pelo projeto Águas, Biodiversidade e Florestas, desenvolvido pela ECOAR com a realização da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) e o Esec Caetés.
Exposição e mostra itinerantes: fine art e varal fotográfico
A exposição fotográfica foi organizada em duas bases, sendo a primeira feita em fine art e instalada em espaços de grande circulação e escolas com espaço apropriado disponível, onde os visitantes participam de uma trilha virtual. A exposição é composta por 40 fotografias em cores montada sobre uma escada cenográfica. Como alternativa, para que as fotos produzidas possam ser vistas pelas comunidades, foi desenvolvida uma mostra, composta de um varal fotográfico com 20 fotografias selecionadas. O formato varal fotográfico facilita a montagem e desmontagem, mas também é um modelo simplificado de exposição fotográfica apropriado ao contexto das comunidades e escolas do entorno.
Sobre o projeto
O projeto Águas, Biodiversidade e Florestas: exposição fotográfica itinerante está sendo desenvolvido com as comunidades do entorno da Estação Ecológica de Caetés, em Pernambuco. A proposta do projeto foi desenvolver oficinas de fotografia para os jovens moradores do entorno dos municípios da região metropolitana do Recife e a partir de seus resultados produziu uma mostra e uma exposição fotográfica com as imagens registradas ao longo da oficina.
Tanto a mostra, quanto a exposição são resultados das várias saídas fotográficas pelos seus territórios de origem. Um dos objetivos do projeto foi dar visibilidade à Estação Ecológica Caetés e ao patrimônio histórico dos municípios por meio da fotografia, mas também oportunizar aos jovens conhecer a área de fotografia como uma possibilidade de profissionalização.
As atividades tiveram início em outubro de 2017 e se estenderão até setembro de 2018. Os recursos são provenientes da compensação ambiental do Termo de Colaboração nº 20/2017. O desenvolvimento é do Instituto Ecoar e a realização da CPRH – Agência Estadual do Meio Ambiente e ESEC Caetés.