Arcoverde entra para o roteiro de apresentações do espetáculo “Sebastiana e Severina”, do diretor Cláudio Lira, adaptação do livro homônimo do pernambucano André Neves, um dos mais renomados ilustradores de literatura infantil e juvenil da atualidade. A peça será encenada no Teatro Geraldo Barros, do Sesc Arcoverde, na quarta-feira (12/09), às 16h. A apresentação é gratuita e conta com tradução em libras.
A peça conta a história de duas rendeiras da cidade paraibana de Umbuzeiro que, apesar de não serem mais tão jovens ainda sonham com a chegada do príncipe encantado. É quando surge Chico, um forasteiro que provoca fortes emoções em ambas, que passam a cantar, produzir a renda mais bonita e recorrem até ao feitiço do amor, mas acabam descobrindo o valor da amizade, através dele.
Indicada para todas as idades, a peça tem música ao vivo e, com toda a poesia que cabe às rimas e prosas da gente do interior, assim como no livro que é carregado do repente, cordéis e loas contados e cantados pela tradição popular nordestina, convida o público a conhecer e se encantar com os festejos à padroeira da cidade de Umbuzeiro, Nossa Senhora do Livramento.
No elenco, Célia Regina, Zuleika Ferreira, Luiz Manuel e Davison Wescley. Eles contam a história através de um processo narrativo que se transforma ao longo da peça: os artistas ora interpretam as personagens e ora voltam a si, como também narram e manipulam bonecos. “Essa história fala sobre o povo do interior e vamos conseguir levar ela até lá. É uma viagem de volta. O espetáculo começou no Recife e agora vai voltando ao sertão”, conta o diretor Cláudio Lira, natural de São José do Egito.
recebeu, em 2016, nove prêmios no 22° Janeiro de Grandes Espetáculos. Iniciou circulação pelo interior de Pernambuco em agosto. Antes de aportar em Arcoverde, a peça passa por Triunfo (10/09) e Sertânia (11/09). O espetáculo já foi visto também em Portugal. O espetáculo tem direção de arte de Marcondes Lima, cenário e figurino ricos em detalhes para manifestar ainda mais o imaginário popular.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço – Espetáculo “Sebastiana e Severina”
Direção: Cláudio Lira, adaptação do livro homônimo de André Neves
Data: 12 de setembro de 2018
Local: Teatro Geraldo Barros, do Sesc Arcoverde – Avenida Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364 – Centro
Horário: 16h
Entrada: gratuita
Informações: (87) 3821-0864
Texto: Dupla Comunicação