A falta de acesso a bibliotecas, seja pela inexistência desses espaços para leituras em todos os municípios ou pela dificuldade de locomoção a eles, é uma realidade que interfere não apenas no aprendizado escolar e profissional, mas no desenvolvimento do senso crítico e do vocabulário. Diante disso, a BiblioSesc vai percorrer cidades da Mata Norte oferecendo mais de 3,5 mil livros para empréstimos gratuitos em setembro.
O projeto, que consiste em uma biblioteca itinerante adaptada a um caminhão baú, garante o acesso gratuito a um acervo que inclui obras para todas as idades. São livros de literatura brasileira, infantil, juvenil, política, de culinária e de artes, além de biografias, viagens e turismo, gibis, jornais e revistas à disposição para leitura. Nesta quinta-feira (13), estará em São Lourenço e, na semana seguinte, retorna para Itaquitinga (17), Caricé (18), Ferreiros (19), Ponta de Pedras (20), Condado (21), Aliança (24), Tejucupapo (25), Ibiranga (26) e São Lourenço (27).
Para fazer o empréstimo de livro, é necessário apresentar uma foto 3×4, além de um documento de identificação e o comprovante de residência para a confecção do cartão de do usuário do Sesc, realizada no próprio local. No Estado, duas unidades móveis percorrem as cidades oferecendo ao público o acesso às publicações.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Texto: Dupla Comunicação