A falta de acesso a bibliotecas, seja pela inexistência desses espaços para leituras em todos os municípios ou pela dificuldade de locomoção a eles, é uma realidade que interfere não apenas no aprendizado escolar e profissional, mas no desenvolvimento do senso crítico e do vocabulário. Diante disso, a BiblioSesc estará nesta segunda-feira (17) na Fabrica Tramontina (17).
O projeto, que consiste em uma biblioteca itinerante adaptada a um caminhão baú, garante o acesso gratuito a um acervo que inclui obras para todas as idades. São livros de literatura brasileira, infantil, juvenil, política, de culinária e de artes, além de biografias, viagens e turismo, gibis, jornais e revistas à disposição para leitura. Criada há 13 anos, a iniciativa já realizou mais de 32 mil empréstimos de livros. Neste ano, os índices ultrapassam mil operações.
Depois dessa agenda, estará no bairro da Várzea, em Jardim Uchoa (18), no Estaleiro Atlântico Sul(19) e em Igarassu (20), no Posto de Saúde São Lucas. Para fazer o empréstimo de livro, é necessário apresentar uma foto 3×4, além de um documento de identificação e o comprovante de residência para a confecção do cartão de do usuário do Sesc, realizada no próprio local. No Estado, duas unidades móveis percorrem as cidades oferecendo ao público o acesso às publicações.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Texto: Dupla Comunicação