Os costumes musicais, as danças e os instrumentos da cultura árabe, que unem países como a Síria, o Líbano, o Irã e o Egito, serão tema de quatro encontros na Região Metropolitana do Recife da próxima segunda-feira (24) até o dia 28 de setembro. O Sesc vai realizar a primeira edição do projeto “Semana de Música e Dança Árabe”, com acesso gratuito, nas bibliotecas da rede nas Unidades de Santo Amaro, Casa Amarela, Piedade e Santa Rita. É preciso ter acima de 16 anos para participar.
Palestra, debate, demonstrações dos ritmos com instrumentos típicos e apresentação de dança do ventre integram a programação. Outras danças como a da bengala, dabke, khaliji e véus, também serão apresentadas. A primeira biblioteca a receber a iniciativa é a Gilberto Freyre, no Sesc Santo Amaro, na segunda-feira (24/9). Em seguida, a iniciativa passa pela José Mindlin, em Piedade (25/9), a Marcus Accioly, que fica em Casa Amarela (27/9) e a Francisco Meirelles, na unidade de Santa Rita (28/9), sempre das 19h às 20h30.
Participa da Semana de Música e Dança Árabe a bailarina Simone Shahyd. A mediação da palestra será comandada pela bibliotecária Renata Ramos e pela contadora de histórias Deuzuwilma Galvão. “A civilização árabe é uma das mais antigas do mundo e apresenta uma grande miscigenação de raças. Essa grande mistura é constatada, hoje, através dos costumes e aspectos culturais, que reflete particularmente nas danças”, explica a bibliotecária Renata Ramos.
A dançarina Simone Shahyd é graduada em Arte/Educação com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Começou os estudos em dança com jazz, e anos depois, iniciou nas danças folclóricas no Nordeste. Já se apresentou em eventos no Brasil e em Paris.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço:
Semana de Música e Dança Árabe
24/09 – Biblioteca Gilberto Freyre – Sesc Santo Amaro
25/09 – Biblioteca José Mindlin – Sesc Piedade
27/09 – Biblioteca Marcus Accioly – Sesc Casa Amarela
28/09 – Biblioteca Francisco Meirelles – Sesc Santa Rita
Horário: 19h às 20h30
Acesso gratuito
Texto: Dupla Comunicação