Garanhuns se prepara para mais uma maratona de artes. Na próxima quinta-feira (20/09) começa a 10ª edição da Mostra Marcos Freitas – Território das Artes, ação multicultural promovida pelo Sesc em parceria com a Prefeitura de Garanhuns. A programação segue até o dia 30 deste mês. A mostra leva o nome do encenador e dramaturgo garanhuense Marcos Freitas, que teve uma vida dedicada ao teatro e contribuiu para a formação artística de crianças, jovens e adultos em várias cidades do país e em muitas instituições.
A vasta programação será apresentada gratuitamente ao público em pontos descentralizados na cidade. “O intuito da Mostra é proporcionar à população o acesso às múltiplas áreas artísticas, por meio do Teatro, da Dança e da Poesia. Teremos apresentações no Sesc, no Centro Comercial de Garanhuns e no Parque Ruber Van Der Linden, ponto turístico que é referência em apresentações culturais na região. Para isso, contaremos com a participação de diversos grupos da cena artística pernambucana”, explica Josimar Araújo, instrutor de atividades artísticas do Sesc Garanhuns.
Nesta quinta-feira (20), abrindo a programação, será exibido o curta-metragem “Gonzaga de Garanhuns: O Rei e o Reisado”, da produtora cultural Coletivo Tear, no Salão Jaime Pincho, que fica no Sesc, às 20h. Na sexta (21), às 10h30 e às 15h30, tem as “Histórias da Caixola”, também do grupo Coletivo Tear, no pátio externo da Unidade. Às 20h, o Salão Jaime Pincho recebe Lara Sales com o espetáculo “Cantoras do Rádio”.
O Centro Comercial de Garanhuns será palco de parte da programação do sábado (22). Às 10h, tem “Guarda Poesias”, do Récita de Cordel. Às 15h30, a Cia. Cordel em Canto apresenta “Brasil Caboclo”. Às 20h, as atenções se voltam para o Salão Jaime Pincho onde será encenada a peça “Luzir é Negro!”, do Grupo Teatro de Fronteira.
No domingo (23), o passeio pelo Parque Ruber Van Der Linden será muito mais prazeroso com as apresentações do Récita de Cordel com “Guarda Poesias”, às 10h, e com o Cantos da Carochinha que estará “Cantando História”, às 11h. Às 14h, na Sala de Teatro do Sesc, o público vai conhecer as vivências artísticas-pedagógicas da Cia. Cordel em Canto e do Grupo Mundaú de Experimentos Cênicos do Sesc Garanhuns.
Na segunda-feira (24), o Grupo Mundaú de Experimentos Cênicos encena a peça “Criando Peixes no Bolso”, no pátio externo da Unidade, às 15h30. Às 20h, no Salão Jaime Pincho, será a vez do Grupo Cena Aberta do Sesc Caruaru mostrar o espetáculo “Rastro Atrás”.
A programação segue na terça (25), com mais vivências artísticas-pedagógicas, na Sala de Teatro do Sesc a partir das 9h. Desta vez com o Grupo Cena Aberta do Sesc Caruaru, o Grupo Proscênio do Sesc Ler Surubim e Grupo Mundaú de Experimentos Cênicos do Sesc Garanhuns. Às 15h30, o Boi Diamante de Arcoverde se apresenta no pátio externo do Sesc. À noite, o Grupo Proscênio do Sesc Ler Surubim mostra o espetáculo “Ópera D´água”, às 20h, no Salão Jaime Pincho.
O Coco Trupé de Arcoverde abre a programação da quarta (26), às 10h30, com uma apresentação no pátio externo do Sesc, repetindo o espetáculo às 15h30. Às 20h, no Salão Jaime Pincho, a Trupo do Balacobaco encena “Espelho da Lua”. Na quinta (27), o Teatro de Retalhos mostra ao público “Espavento”, no pátio externo do Sesc, em dois horários: 10h30 e 15h30. À tarde tem “Guarda Poesias” com o Récita de Cordel, no Centro Comercial de Garanhuns. E às 20h, a Tropa do Balacobaco leva para o Salão Jaime Pincho a peça “Espelho da Lua”.
O espetáculo “Luanda Ruanda – Histórias Africanas” será apresentado na sexta (28) pelo Coletivo Tear, às 10h30 e às 15h30, no pátio externo do Sesc. A Tropa do Balacobaco volta ao Salão Jaime Pincho, às 20h, com a peça “Re-te-tei”. No sábado (29), tem Récita de Cordel com “Guarda Poesias”, às 10h, no Centro Comercial de Garanhuns. Às 14h, mais vivências artísticas-pedagógicas, na Sala de Teatro do Sesc, com a Tropa do Balacobaco e o Grupo Mundaú de Experimentos Cênicos. Às 20h, o grupo O Poste Soluções Luminosas apresenta “Ombela”, no Salão Jaime Pincho. Encerrando a programação, no domingo (30), a Cia Faz-de-Conta apresenta a peça “Tudo Vira Tudo”, no Parque Ruber Van Der Linden, às 11h.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço – Mostra de Artes Marcos Freitas | Território das Artes
Data: de 20 a 30 de setembro de 2018
Realização: Sesc e Prefeitura de Garanhuns
Informações: (87) 3761.2658
Entrada Gratuita
Programação
Quinta – 20/09
20h – Exibição do Curta | Gonzaga de Garanhuns: O Rei e o Reisado
Local: Salão Jaime Pincho Sesc
Sexta – 21/09
10h30 e 15h30 – Histórias da Caixola | Coletivo Tear
Local: Pátio Externo do Sesc
20h – Cantoras do Rádio | Lara Sales
Local: Salão Jaime Pincho Sesc
Sábado – 22/09
10h – Guarda Poesias – Récita de Cordel
Local: Centro Comercial
15h30 – Brasil Caboclo | Cia. Cordel em Canto
20h – Luzir é Negro! | Teatro de Fronteira
Local: Salão Jaime Pincho Sesc
Domingo – 23/09
10h – Guarda Poesias – Récita de Cordel
11h – Cantando História | Cantos da Carochinha
Local: Parque Ruber Van Der Linden
14h – Vivencias Artísticas-Pedagógicas | Cia.Cordel em Canto e Grupo Mundaú de Experimentos Cênicos Sesc Garanhuns
Local: Sala de Teatro Sesc
Segunda – 24/09
15h30 | Criando Peixes no Bolso – Grupo Mundaú de Experimentos Cênicos – Sesc Garanhuns
Local: Pátio Externo do Sesc
20h – Rasto Atrás | Grupo Cena Aberta Sesc Caruaru
Local: Salão Jaime Pincho Sesc
Terça – 25/09
09h – Vivencias Artísticas-Pedagógicas | Grupo Cena Aberta Sesc Caruaru, Grupo Proscênio Sesc Surubim e Grupo Mundaú de Experimentos Cênicos Sesc Garanhuns
Local: Sala de Teatro Sesc
10h30 e 15h30 – Boi Diamante de Arcoverde
Local: Pátio Externo do Sesc
20h – Opera D’água | Grupo Proscênio Sesc Surubim
Local: Salão Jaime Pincho Sesc
Quarta – 26/09
10h30 e 15h30 – Coco Trupé de Arcoverde
Local: Pátio Externo do Sesc
20h – Espelho da Lua | Tropa do Balacobaco
Local: Salão Jaime Pincho Sesc
Quinta – 27/09
10h30 e 15h30 – Espavento | Teatro de Retalhos
Local: Pátio Externo do Sesc
14h – Guarda Poesias – Récita de Cordel
Local: Centro Comercial de Garanhuns
20h – Espelho da Lua | Tropa do Balacobaco
Local: Pátio Externo do Sesc
Sexta – 28/09
10h30 e 15h30 – Luanda Ruanda – Histórias Africanas | Coletivo Tear
Local: Pátio Externo do Sesc
20h – Re-te-tei | Tropa do Balacobaco
Local: Salão Jaime Pincho Sesc
Sábado – 29/09
10h – Guarda Poesias – Récita de Cordel
Local: Centro Comercial de Garanhuns
14h – Vivencias Artísticas-Pedagógicas | Tropa do Balacobaco e Grupo Mundaú de Experimentos Cênicos Sesc Garanhuns
Local: Sala de Teatro Sesc
20h – Ombela | O Poste Soluções Luminosas
Local: Salão Jaime Pincho Sesc
Domingo – 30/09
11h – Tudo Vira Tudo | Cia. Faz-de-Conta
Local: Parque Ruber Van Der Linden
Texto: Dupla Comunicação