A produção audiovisual vive uma crescente em Pernambuco, com produções de filmes e realização de cursos e festivais. O Sesc aparece como uma das instituições que têm contribuído para esse avanço, capacitando profissionais e formando públicos em todo o estado. Neste ano, a Entidade realiza pela quarta vez o Circuito Sesc de Formação Audiovisual, com a promoção de oficinas para crianças, jovens e
adultos. A iniciativa começou em agosto em Garanhuns e segue pelas cidades de Arcoverde, Caruaru, Goiana, Petrolina e Surubim até o fim deste mês. Ao todo, nove oficinas serão ministradas por dez profissionais da área, todos com bagagem e experiência na linguagem.
“O projeto é uma grande oportunidade para os moradores dessas cidades que são interessados na linguagem audiovisual, pois eles podem contar com o apoio do Sesc para realizar suas produções locais”, destaca Naruna Freitas, responsável pelo projeto no estado. “Uma ação desse tipo não só estimula o surgimento de novos profissionais, mas também valoriza a produção local”, complementa.
O calendário de oficinas vai do dia 1º ao dia 27 deste mês. De 1º a 5, Caruaru sedia a oficina “Elementos da Direção de Arte”, com Lia Letícia (PE). Já de 1º a 6, Petrolina recebe Pedro Severien (PE), que aborda o tema “Atuação para Cinema-Avançado”. Entre os dias 16, 18, 19, 20, 23 e 25, Goiana sedia a oficina “Atuação para Cinema – Iniciante”, com Pedro Severien (PE). Arcoverde recebe Lia Letícia (PE), de 22 a 26, que abordará o assunto “Videoarte para Crianças”. Já Surubim contará com a oficina “Criação Audiovisual – Curta-Metragem”, com Paulo de Andrade (PE), de 22 a 27. Confira os horários e os valores no site sescpe.org.br.
CINE SESC
Na formação de públicos, o projeto de destaque é o Cine Sesc, que promove exibição de filmes nas unidades do Sesc em todo o estado, sempre de forma gratuita. A iniciativa proporciona o contato com experiências artísticas aliadas ao lazer sem custo. O acervo do Sesc conta com mais de cem filmes nacionais e internacionais, com classificação etária para crianças, jovens e adultos.