O Grupo Vivendo a Adolescência, do Sesc Arcoverde realizou, no fim do mês de setembro, uma roda de conversa com o tema “Trabalhando Juntos para Prevenir o Suicídio”. A ação teve como objetivo auxiliar na quebra de tabus e na sensibilização da sociedade juvenil sobre o tema, como uma forma de estimular a rede de apoio para redução dos crescentes índices.
O encontro se desenvolveu por meio da reflexão “Sofrer em silêncio – Não importa por qual motivo – dói mais”. “A idéia é mostrar que importa reconhecer quando nos encontramos em sofrimento persistente, para que procuremos ajuda. Desabafar ajuda, confiar nos amigos ajuda, confiar na família ajuda, ligar para o CVV (Centro de Valorização da Vida) ajuda. Procurar o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) ajuda”, afirma a assistente social da unidade, Talita Ferreira.
Posteriormente, os jovens conversaram sobre o comportamento suicida ao logo da vida, abrindo espaço para reflexão. Discutiram também sobre as verdades e mitos do suicida. Para finalizar o encontro, foi repassado como o Facebook pode ser uma ferramenta auxiliar para ajudar pessoas que estejam postando conteúdo com tendência ao suicídio ou automutilação.