O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que no biênio 2018/2019 cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama surgirão no Brasil em cada um dos anos. Diante deste cenário, ao longo deste mês, em alusão ao movimento Outubro Rosa, o Sesc Ler Buíque realizará, nos dias 19, 24 e 30 deste mês, palestras e rodas de conversa gratuitas voltadas para a comunidade.
Nesta sexta-feira (19/10), a partir das 16h, as enfermeiras especialistas em saúde da mulher Suzana Lima e Elenessa Santos realizaram uma palestra na própria Unidade a fim de chamar atenção para a importância da prevenção para a manutenção da saúde e também sobre o câncer de colo do útero, que é o terceiro tumor mais frequente na população feminina do Brasil, e que a estimativa de novos casos para este ano supera a casa dos 16 mil de acordo com o INCA.
Na próxima quarta (24/10), às 19h40, no Sesc, será realizada uma roda de conversa com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA e as enfermeiras Suzana Lima e Cleidivância Avelino. O objetivo é chamar a atenção deste público para a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde.
E, para finalizar a programação do Sesc Ler Buíque no Outubro Rosa, no dia 30, às 14h, a mesma equipe profissional promoverá uma roda de conversa sobre o câncer do colo do útero no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Frei Damião. Esta atividade contará com a parceria do Programa Mãe Coruja e pretende mobilizar as mulheres do entorno do Sesc para alertá-las e inserí-las na campanha de prevenção.
Outubro Rosa – De acordo com o INCA, o movimento surgiu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente e tem o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Gratuidade – durante o mês de outubro, todas as unidades do Sesc Pernambuco estão oferecendo gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele oferece descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hotéis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço: Ações Outubro Rosa
Datas: 19, 24 e 30 de outubro
Sesc Ler Buíque – Rua Projetada, s/n – Bairro Frei Damião
Cras Frei Damião
Entrada: Gratuita