O Outubro Rosa, maior movimento social em prol da saúde da mulher, é comemorado em todo o mundo simbolizando o mês da conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Nesta terça-feira, 23 de outubro, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac – PE promoveu uma manhã de palestra e orientações sobre os cuidados com a saúde da mulher, ministrada pela médica do trabalho e da família Giovanna de Barros Maciel. A ação fez parte da programação do Outubro Rosa celebrado pela entidade e envolveu a participação dos funcionários das três instituições.
No Sesc, a palestra aconteceu no Teatro Marco Camarotti, em Santo Amaro, e contou com a participação do público feminino e masculino de trabalhadores de diversas unidades do Sesc em Recife. A abertura foi realizada pela diretora de Atividades Sociais, Ana Paula Cavalcanti, que ressaltou a importância da prevenção periódica. “O Sesc incentiva os cuidados com a saúde por meio de ações educativas em todas as suas unidades e também com a unidade móvel Saúde da Mulher durante todo o ano e, neste mês de mobilização nacional, não poderia estar de fora, contribuindo com ações tanto para os trabalhadores do comércio e comunidade em geral, quanto para o público interno, os funcionários”, complementou.
Na ocasião, a médica Giovanna abordou as origens da campanha Outubro Rosa, os números e estimativas de casos de câncer de mama, explanou sobre grupos e fatores de risco, sintomas, diagnóstico, autoexame e exames periódicos. Falou também sobre o câncer de colo do útero, esclareceu dúvidas e deixou um alerta. “Não negligencie os exames. A prevenção é o melhor remédio!”, disse.
No Senac, a palestra também aconteceu no dia 23, reunindo colaboradores de diversas unidades e setores no auditório da instituição, no Recife. A diretora regional do Senac Pernambuco, Valéria Peregrino, abriu a palestra falando como a informação e o acompanhamento médico periódico são essenciais na prevenção, além disso, mencionou como o diagnóstico não deve ser encarado como uma sentença de morte. Ela contribuiu com um depoimento sobre seu tratamento e como vem enfrentando a doença. “Posso falar com muita tranquilidade, porque há um ano descobri um câncer e graças a Deus não mudei minha rotina. Ainda estou em tratamento, que é longo, de 5 anos, mas é uma coisa que a gente aprende a viver com ele”, falou aos participantes.
Mulheres e homens participaram do encontro em busca de mais informação sobre o tema e interagiram com a médica, fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas. A gerente da Unidade de Idiomas, Marcela Ângelo, foi uma das participantes e ressaltou como a ocasião é importante. “Faz parte do papel da empresa organizar esses momentos tão importantes para os colaboradores. A gente trabalha tanto e esquece de se cuidar. Então, é a oportunidade de estimular e relembrar que a gente precisa estar se cuidando, se prevenindo”, disse.