O fim do ano nem chegou, mas quem tem filhos sabe que a preocupação com a aquisição do material escolar começa bem antes, muitas vezes, fora da temporada de início do novo ano letivo. O livro didático, item da lista que mais pesa no bolso, pode ser adquirido seminovo e em bom estado de uso. Opção para quem precisa economizar com as publicações é a tradicional Feira Sesc do Troca-Troca de Livros, que já está recebendo doações para o evento.
Os interessados em participar da 14ª edição do projeto no dia 19 de janeiro de 2019 no Ginásio do Sesc Santo Amaro, das 8h às 11h, podem entregar seus livros didáticos, infantis ou literários até o dia 14 de dezembro e no período de 2 a 16 de janeiro. Para participar é simples: basta se dirigir a biblioteca do Sesc Santa Rita e Santo Amaro, na área central do Recife, ou a de Casa Amarela e Piedade e entregar suas publicações. O participante ganhará uma senha de troca para cada publicação doada. Cada leitor poderá participar do evento com até 20 livros.
As obras serão analisadas no ato da entrega pelo responsável da biblioteca de cada unidade. Só serão aceitos livros didáticos editados a partir do ano de 2015. Materiais sujos, infectados, deteriorados ou rasgados ou do Programa Nacional do Livro Didático e do professor não serão aceitos. Na última edição da feria, foram arrecadados quatro mil títulos para o evento e participaram da iniciativa mais de 500 pessoas.
“Nosso objetivo é promover uma economia sustentável, por meio da troca de publicações, e assim incentivar a valorização do livro como instrumento cultural. Além disso, pretendemos facilitar o acesso à população a essas obras, incentivando o hábito da leitura”, explica a coordenadora da Feira Sesc do Troca-Troca de Livros, Paula Alves.
Gratuidade – durante o mês de outubro, todas as unidades do Sesc Pernambuco estão oferecendo gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele oferece descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hoteis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
14ª edição da Feira Sesc do Troca-Troca
Arrecadação: Até 14 de dezembro e no período de 2 a 16 de janeiro
Local: Santa Rita e Santo Amaro, na área central do Recife, ou de Casa Amarela e Piedade
Feira: 19 de janeiro de 2019, no Ginásio do Sesc Santo Amaro, 8h às 11h
Texto: Dupla Comunicação