Dialogar sobre os processos de criações artísticas é o intuito do Mostra Goyanna de Artes, que será realizado de 19 a 24 de novembro, no Sesc Ler Goiana. Na terceira edição, o projeto busca uma interação entre os grupos artísticos das unidades do Sesc Pernambuco com o público externo, criando, a partir de debates, reflexões sobre as variadas linguagens culturais.
A programação da Mostra conta com intervenções artísticas, exposições fotográficas, contação de histórias, oficinas e espetáculos, além de mesas de diálogos. As apresentações são gratuitas e todas as atividades são abertas ao público. A oficina Teatro de Mulheres para Mulheres, que será realizado entre os dias 20 e 22/11, necessita de inscrição prévia, que ocorre de 12 a 19/11, no Ponto de Atendimento.
Para o Instrutor de Atividades Culturais do Sesc Ler Goiana, Izaias Neto, as ações que serão desenvolvidas promovem trocas de experiências, reflexões e discussão. “Esses intercâmbios entre professores, alunos, grupos, artistas, comunidade locais e de outras localidades, tendem a contribuir imensamente para o fortalecimento da arte, pois isso amplia as buscas por semelhanças, diferenças e possíveis interações.”
A abertura do projeto será com os alunos do 7º Ano da Unidade, que fazem apresentação com músicas compostas durante o ano, no dia19, no refeitório, às 12h. Logo após, é a vez de uma troca de experiências entre o professor Rodrigo Cunha, de Santo Amaro, com Hilda Torres, de Goiana, às 14h, no Teatro. À noite, ocorre o vernissage da exposição fotográfica Avenida das Memórias, com imagens captadas pelos alunos da EJA da unidade, às 19h, no hall do teatro. Por fim, no mesmo local, uma mesa de diálogos com os fotógrafos Emmanuelly Leite e Ernesto Rodrigues, às 20h.
Na terça (20), a biblioteca recebe Suzana Queiroz e Anderson Menezes para uma contação de histórias com contos africanos, às 9h. Os alunos do 6º e 7º Ano fazem apresentação de dança no refeitório, às 12h. Na Sala de Dança, às 13h, uma oficina sobre o Teatro de Mulheres para Mulheres, com Hilda Torres e Luana Beatriz. Já na biblioteca, acontece uma conversa sobre A Palavra Educa a Ação, com escritores da Mata Norte, às 14h. Dois espetáculos encerram o dia: às 16h, no Pátio de Eventos, a Cia. de Dança do Sesc Petrolina, apresenta Eu vim da Ilha; já às 19h, na biblioteca, o artista Samuel Paes, encena o monólogo O Que Só Passarinho Entende.
No dia 21, um encontro com responsáveis pela coordenação e técnicos debatem a construção do Plano Político Pedagógico (PPP) de dança, às 9h, no Teatro. Os estudantes do 7º ano voltam ao refeitório, às 12h, para apresentação de teatro. Às 14h e 19h, o Grupo Matraca de Teatro apresenta o espetáculo Um Minuto Para Dizer que Te Amo, no Teatro. Na Sala de Dança, às 19h, ocorre uma roda de diálogos com a Cia. Moendança (Goiana) e Cia. de Dança (Petrolina).
Na quinta (22), a programação conta com uma apresentação de dança, com Adriano Paiva (Arcoverde), às 12h, no refeitório. O grupo Brinquedo de Dança (Goiana) encena a peça Essência, às 14h, no Teatro. Na Sala de Dança, ocorre a oficina Teatro de Mulheres para Mulheres, com Hilda Torres e Luana Beatriz, às 13h. Uma mesa de debate discute o cenário audiovisual da Mata Norte, às 15h, na Estadual Dr. João Alfredo. Já a Cia. de Dança (Petrolina) apresenta Raízes para o Alto, às 19h, no Teatro.
No dia 23, uma mesa de diálogos sobre os processos criativos do artista será realizada no Teatro, às 9h. O Grupo Violinos (Piedade) se apresenta no refeitório, às 12h. Os instrutores de Atividades Artísticas do Sesc promovem uma sensibilização sobre o papel do professor na formação cultural dos alunos, às 14h, na coordenação de Educação. Um encontro musical entre o Grupo Canto Livre (Caruaru), Grupo de Canto Coral Encanto do Mar (Piedade) e Pastoril Viver (Goiana) será realizado no Teatro, às 14h. Já às 19h, o Grupo Moendança (Goiana) apresenta o espetáculo Em Movimento, no Teatro.
No sábado (24), um encontro entre o Grupo Cena Aberta (Caruaru) e a Turma de Teatro para Jovens (Goiana) acontece no Teatro, às 9h. Uma mesa de diálogo debate o Corpo em Intercâmbio, às 13h, na Sala de Dança. Às 16h, o grupo Cena Aberta (Caruaru) apresenta o espetáculo Rastro Atrás, no Teatro. E para finalizar a Mostra, uma apresentação musical com Tertúlia (Goiana), às 19h, no Atelier Valcira Santiago.