Até bem pouco tempo, as pessoas que gostavam de jogos digitais, computadores, tecnologia e ficção científica eram consideradas antissociais. Agora, com o crescimento da tecnologia que possibilita maior interação entre os usuários, esse rótulo está caindo por terra, graças ao fortalecimento da Cultura Geek.
No intuito de expandir ainda mais essa experiência virtual, o Sesc Pernambuco realiza o projeto Jovem.com, nas unidades de Goiana (30/11), Arcoverde (8/12) e Santa Rita (12/12). Serão oferecidos para os jovens, de 16 a 29 anos, justdance, oficinas de cosplay e cubeercraft (brinquedos de papel), apresentação de K-pop, participação de youtubers locais e balada de cores.
Os jovens interessados devem procurar o Ponto de Atendimento de uma das unidades participantes para fazer a inscrição, que é gratuita. No Sesc Santa Rita e no Sesc Ler Goiana, as atividades se iniciam às 9h. No Sesc Arcoverde, a programação começa às 8h.
“Além de promover essa nova cultura de jogos digitais, o projeto visa despertar nos jovens três aspectos importantes para a vida: a atitude colaborativa, o pensamento crítico e as escolhas responsáveis”, destaca Jeane Karla Albuquerque, coordenadora do projeto. Para isso, os jovens participarão de desafios aquáticos e eletrônicos, além de um grande desafio com o uso de estratégias de jogos de tabuleiros para desvendar pistas para conquistar territórios.
“Toda a programação é um grande jogo. Há momentos de conexão virtual, mas, em grande parte, serão trabalhadas atividades recreativas voltadas à interação”, completa Karla. No ano passado, o Sesc Ler Surubim recebeu a primeira edição do Jovem.com. Na ocasião, 330 jovens participaram das atividades, que duraram o dia inteiro. Os participantes foram divididos em quatro grupos. Cada equipe tinha que passar por diversas fases para chegar ao grande desafio. Ao término de todas as etapas, os jovens se divertiram com uma balada das cores, que contou com participação de DJ.