De 19 a 26 de setembro, o Sesc Piedade recebeu um grupo de 40 clientes da Agência de Turismo Social do Sesc Rondônia. O roteiro contemplou vários atrativos turísticos bastante visitados do estado, desde o litoral até o Agreste. Os turistas também contemplaram roteiros inovadores sobre o maior compositor de frevo do Brasil, Mestre Capiba, além de Chico Science e Luiz Gonzaga, como também a história dos Papangus de Bezerros.
No primeiro dia da programação, os clientes já vivenciaram um roteiro inovador sobre a história dos Papangus de Bezerros. Além da visita aos pontos turísticos da cidade, como Museu do Papangu e ao Ateliê Lula Vassoureiro, que é patrimônio vivo de Pernambuco, o grupo também participou de uma oficina onde confeccionaram suas próprias máscaras de Papangu e encerraram o dia no Mirante da Serra Negra com uma apresentação cultural.
Um dos dias mais esperados pelo grupo ocorreu quando foram vivenciar o carnaval de Pernambuco e conhecer o Recife sob o ângulo do Mestre Capiba. O roteiro intitulado “A Cadência de Capiba na Lendária Recife” surpreendeu os clientes trazendo o músico Geraldo Maia interpretando as canções do compositor, como também o Bloco Lírico Cordas e Retalhos e dois passistas de frevo para interagir com o grupo. Foram contemplados no roteiro: a Estátua de Capiba, localizada na Rua do Sol; o Palácio Enéas Freire – Sede do Galo da Madrugada; a Praça do Marco Zero, por onde se iniciou um Arrastão do Frevo; a Embaixada de Pernambuco, onde o boneco gigante de Capiba estava à espera dos participantes; e o Museu Paço do Frevo. As praias de Tamandaré, Praia dos Carneiros, Porto de Galinhas e Itamaracá também foram visitadas pelos excursionistas que aproveitaram bastante as águas claras e quentes.
Para finalizar, o último roteiro foi sobre “Do Mangue Beat a Asa Branca: do Litoral ao Sertão”. Foi realizada uma vivência no bairro da Ilha de Deus, localizada ao lado do Parque dos Manguezais, no Recife. Os clientes puderam conhecer a história da comunidade, que possui cerca de duas mil pessoas. Os excursionistas plantaram mudas de plantas, conheceram a história da Ilha e assistiram a uma apresentação cultural do grupo de jovens Nativos da Ilha de Deus sobre o Mangue Beat. Todos ganharam chapéus alusivos a Chico Science. Após isso, foram conhecer o processo de catação do sururu e marisco, principal fonte de renda do local. Por fim, participaram de uma oficina gastronômica com Negra Linda, jovem da comunidade, e aprenderam a fazer a Mariscada, prato típico do local.