Com a proposta de mostrar como a ciência está em tudo e no dia a dia das pessoas, o Sesc Pernambuco recebeu projeto Ciência Móvel. A ação itinerante, realizada pelo Espaço Ciência, promove atividades lúdicos e interativas, com uso de experimentos que envolvem diversas áreas do conhecimento. A iniciativa passou por cinco unidades do Sesc no Grande Recife e no interior do estado, sendo elas: Santo Amaro, São Lourenço da Mata, Triunfo, Caruaru e Surubim.
Na Região Metropolitana, o projeto itinerante chegou primeiro ao Sesc Ler São Lourenço da Mata nesta terça-feira. Durante as atividades, o público participou de experimentos de física, química, biologia e matemática que foram conduzidos por monitores do Espaço Ciência.
Depois de São Lourenço, a ação seguiu para Santo Amaro “Nosso maior objetivo foi desmistificar a ideia de que o conhecimento científico é algo difícil e inacessível. Na verdade, está mais perto do nosso dia a dia do que a gente imagina”, afirma a coordenadora de Educação em Ciências e Humanidades do Sesc Pernambuco, Elisabete Lacerda.
O Ciência Móvel passou ainda por Triunfo, no Sertão, Caruaru e Surubim, no Agreste. Nessas cidades, foi montado um planetário, onde os visitantes puderam conhecer melhor os astros e a dinâmica do universo por meio de uma projeção digital. Em Triunfo, a unidade móvel foi instalada na quadra do Lar Santa Elisabeth e, em Surubim, no próprio Sesc Ler.
“Essa itinerância propiciou que mais de 10 mil estudantes refletissem como a ciência está em tudo, de forma interativa e acessível à todos”, garante Elisabete Lacerda.