Vocês sabem como são organizadas as bibliotecas? De que forma os livros são alocados nas estantes e prateleiras? Para que servem os sistema de cores nos livros? Para explicar e para ajudar as crianças a se ambientarem na biblioteca, o Sesc Casa Amarela realizou visitas dos alunos do 1º ao 4º anos e uma oficina com a turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Todos aprenderam sobre o Sistema de Classificação da Biblioteca e o sistema de cores.
De acordo com Jorge Augusto Vila Nova, analista de biblioteca, esse sistema serve “para facilitar a organização e/ou recuperação de livros nas estantes e prateleiras”. Conhecendo sobre como funciona a questão das cores, a procura por livros se torna mais ágil. Outro ponto destacado por Jorge é que a maioria das bibliotecas, sendo públicas, particulares, de Universidades e faculdades adotam Sistemas bem parecidos com a utilizada em Casa Amarela.
Os livros estão catalogados pelo CDD – Classificação Decimal de Dewey (Sistema Decimal Universal de classificação documentária), que organiza toda a biblioteca em dez classes principais, que vai de 000 a 900, ficando assim: 000 – Generalidades; 100 – Filosofia; 200 Religião; 300 – Ciências Sociais; 400 – Línguas; 500 – Ciências Puras; 600 – Ciências Aplicadas; 700 – Artes; 800 – Literatura; e 900 – História e Geografia. Por exemplo, um livro de matemática tem a seguinte classificação 510.
Já o sistema de cores adotado serve para separar as classes dos assuntos por cores, facilitando a identificação dos livros e do seu devido local nas prateleiras. As cores adotadas foram: Preto – para os livros de Referências (dicionários; enciclopédias, etc); A cor branca para generalidades; rosa para os livros infantis e juvenis; azul claro para filosofia; roxo para religião, vermelho, com ciências sociais; cinza para Línguas; verde fica com Ciências Puras; laranja, com Ciências Aplicadas; marrom, com Ciências Aplicadas; amarela fica com Literatura; e azul escuro com História e Geografia. Tanto a CDD quanto o sistema de cores ficam em uma pequena tarja, localizada na lombada do livro. Isso ajuda a não misturar os livros no acervo e a buscar o mesmo com maior agilidade.