Com origem incerta, alguns historiadores dizem que o Halloween se comemora há mais de três mil anos pelo povo celta. No dia 31 de outubro, eles celebravam o festival Samhaim. Segundo a tradição, os mortos se levantavam e se apoderavam do corpo dos vivo. Por isso, todos se fantasiavam. A partir daí, surgiu a tradicional Dia das Bruxas, que foi comemorado na Rede Sesc de Bibliotecas com diversas atividades.
Em São Lourenço, os alunos da unidade trabalharam o mês inteiro com o vocabulário referente ao Halloween, tudo na Língua Inglesa, onde a festa ganhou fama. Além disso, os pequenos escutaram histórias de terror, com a professora Paula Ferreira. E para finalizar o projeto, houve desfile de fantasias e caça-tesouro.
Já em Goiana, uma contação de histórias sobre o Folclore Brasileiro embalou o período de Halloween. Os alunos da EJA e de escolas municipais da região conheceram a história de Comadre Fulozinha. Além disso, na biblioteca, houve contação em inglês sobre contos de terror.
O tradicional projeto Hora do Conto, de Caruaru, foi tomado por histórias de terror. Os alunos da unidade se divertiram com dramatizações e vídeos sobre o Halloween. Além disso, os pequenos se caracterizaram com o chapeuzinho de bruxa.
Em Garanhuns, houve caça-palavras, quebra-cabeça e uma caça-mostro, em que as crianças tiveram que encontrar partes do corpo de um esqueleto por meio de pista. Além disso, teve contação de histórias, exposição de livros e momentos em que os pequenos contaram histórias que conheciam sobre o Dia das Bruxas.
A contadora Renata Gonçalo animou a garotada de Arcoverde com diversas histórias sobre o Halloween. Ainda houve um desfile de fantasias em que os pequenos se caracterizaram com adereços assombrosos.
Já em Belo Jardim, teve contação de histórias de assombração, jogos, exposição de livros, painel informativo sobre a origem da data e o tradicional baile de Halloween. Participaram das ações alunos da EJA, Ensino Fundamenta, grupo Jovens Guerreiros e os estudantes da Escola Municipal Sebastião Jose da Silva.
O Hotel Sesc de Triunfo levou até a Escola de Referência em Ensino Médio Alfredo de Carvalho uma exposição de livros de literatura estrangeira com o tema de assombração e de bruxas. Além disso, os estudantes participaram de uma contação de histórias do livro “Dizem que o Sertão é Mal-Assombrado”.
Adereços assombrosos e assustadores estiveram no cenário preparado por Petrolina, que teve uma exposição de livros que contavam curiosidades do Halloween.