A influência que a música tem na forma como as pessoas se expressam será o fio condutor das atividades realizadas pelo Brincando nas Férias neste mês, intitulado “Música para os meus ouvidos”. Ritmos como o forró, rock e frevo serão utilizados nas atividades recreativas com as crianças, com o intuito de estimular a imaginação, promover o aprendizado e aprimorar a percepção musical.
“Serão realizados desafios, oficinas e brincadeiras voltados para a temática. Além disso, abordaremos um pouco de historicidade e de representação cultural, onde será possível discutir sobre os estilos musicais e quais deles mais nos representam”, explica a coordenadora regional de Recreação do Sesc em Pernambuco, Jeane Karla Albuquerque. Ela reforça, ainda, que serão oferecidas experiências musicais sob a perspectiva lúdico-educativa, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico dos pequenos.
A colônia de férias do Sesc Pernambuco reúne crianças e adolescentes de 4 a 15 anos. O projeto é realizado duas vezes por ano, durante as férias escolares (janeiro e julho). O diferencial da iniciativa é ser baseada nos princípios do lazer educativo, que agrega sentido e significado aos jogos e brincadeiras.
Este mês, o Brincando nas Férias acontece nas duas últimas semanas de janeiro. Na Região Metropolitana do Recife, participam as unidades de Casa Amarela, Piedade e São Lourenço da Mata. No interior, Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bodocó, Buíque, Caruaru, Garanhuns, Surubim, Pesqueira e Triunfo. Para mais informações sobre datas e valores, basta entrar em contato diretamente com a Unidade na qual deseja participar.
HISTÓRIA – A colônia de férias no Sesc-PE é algo que remonta desde os anos 1940, quando começou a funcionar a colônia de férias do hotel do Sesc Garanhuns. Há pelo menos 20 anos, funciona com o formato que é hoje. Em 2012, foi intitulada Brincando nas Férias e, desde então, mais de 31 mil crianças e adolescentes curtiram as ações.