Estudantes de Arcoverde vão ganhar um espaço de educação baseado nas competências do Século 21. Nesta quarta-feira (30/1), o presidente em exercício do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, inaugura o Centro Educacional Professora Maria Vitória Lima dos Santos no Sesc da cidade. A homenageada foi uma das primeiras professoras da rede estadual do município.
Com um investimento de R$ 6 milhões, o prédio tem em sua estrutura salas inovadoras, entre elas, um “espaço maker”, laboratórios de robótica, informática e línguas e uma biblioteca de quase 500 metros quadrados aberta à população. “Esse Centro Educacional marca nosso compromisso com o desenvolvimento do Sertão de Pernambuco. Vamos proporcionar um modelo de ensino holístico, voltado ao estímulo de novas competências e à integração tecnológica, antenado com as demandas do mercado de trabalho e com a preservação do meio ambiente”, destaca o presidente em exercício.
O bloco educacional começa a funcionar em fevereiro, reunindo turmas dos ensinos Infantil e Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e curso preparatório para o Enem, que tem ultrapassado o índice de 70% em aprovações nas faculdades públicas e privadas, além de concursos.
Tendência – O novo bloco educacional acompanha a tendência mundial do Movimento Maker. Traz uma sala que permite a prática do “faça você mesmo”, além de laboratórios de robótica, informática e de línguas, com a oferta inicial do idioma Inglês. Há, ainda, o Ateliê das Artes e Brincadeiras e uma Ludoteca, que se propõem a desenvolver a cognição e a psicomotoridade infantis.
A nova Biblioteca José Lins do Rego abrirá as portas para a população com o conceito “biblioteca-parque”, buscando aumentar o protagonismo do espaço da leitura. Outros destaques são a Sala de Ciências, que terá a água como tema com 12 experimentos para alertar para a importância desse bem, e as salas voltadas para a educação complementar, que possuem instrumentos para aprofundar o aprendizado em linguagens e seus códigos, ciências humanas e ciências exatas.
Sustentabilidade – Presente no DNA do Centro Educacional, o compromisso com o meio ambiente permeia todas as atividades desenvolvidas com os alunos e com o público externo. “É a nossa escola do amanhã, que ultrapassa o ensino acadêmico para formar cidadãos, estimulando a empatia com o outro e com o planeta, e dialoga diretamente com as constantes evoluções que vivemos”, explica Antônio Inocêncio Lima.
Galeria – O Sesc Arcoverde inaugura também nesta quarta-feira (30/1) a Galeria de Artes Alder Júlio Ferreira Calado. A galeria funcionará, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, no antigo espaço da biblioteca. Nela, o público poderá conferir, inicialmente, a exposição “Fotosonoridades: 10 Anos de Musicalidade Pernambucana”, que retrata a história da Mostra de Música Leão do Norte, organizada pelo Sesc em Pernambuco e que chegou à décima edição no ano passado.