Para estimular o hábito da leitura nas comunidades, a unidade móvel BiblioSesc circula em março pela Região Metropolitana do Recife, oferecendo o empréstimo de livros gratuitamente. Até o fim do mês, o projeto itinerante vai passar por municípios como Igarassu e Itamaracá, além da capital pernambucana.
A iniciativa, que consiste em uma biblioteca adaptada a um caminhão baú, conta com um acervo de mais de 3 mil exemplares. São títulos de literatura brasileira, infantil, juvenil, política, de culinária e de artes, além de biografias, viagens e turismo, gibis, jornais e revistas à disposição para leitura. Criada há 13 anos, a iniciativa já realizou mais de 32 mil empréstimos de livros. Neste ano, os índices ultrapassaram mil operações.
Nesta quinta-feira (14/3), a carreta chega à comunidade de Cruz de Rebouças, em Igarassu, onde fica no horário das 9h às 15h. Na próxima semana, a biblioteca vai ao Carrefour do Cabo de Santo Agostinho, na segunda-feira (18/3); Estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape, no dia 20; e Praça do Pilar, em Itamaracá, no dia 21. Depois, nos dias 25 e 26, o projeto segue, respectivamente, para a Fábrica da Tramontina, no bairro da Várzea, e para o Ceasa, no Ibura, Recife. Por fim, volta ao Estaleiro no dia 27 e Itamaracá em 28 de março.
Para fazer o empréstimo de livro, é necessário apresentar uma foto 3×4, além de um documento de identificação e o comprovante de residência para a confecção do cartão de do usuário do Sesc, realizada no próprio local. No Estado, duas unidades móveis percorrem as cidades oferecendo ao público o acesso às publicações.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Texto: Dupla Comunicação