Comemorado anualmente no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água é uma data para reflexão e conscientização sobre esse recurso vital para os seres humanos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), muitos países estão passando por situações de escassez hídrica. Para que este cenário não ocorra no Brasil, pequenos hábitos podem ser adquiridos pela população.
Ainda segundo a ONU, um terço dos maiores sistemas mundiais de água subterrâneas já está em situação de perigo. Ou seja, ao descartarmos o lixo de forma inadequada, nas ruas ou nos rios, também estamos acabando com as fontes de água. Somando todas as formas de degradação e mau uso deste recurso, em 2050, haverá menor disponibilidade de água.
Para Elisabete Lacerda, coordenadora do Programa Ecos de Sustentabilidade do Sesc, ter um dia dedicado às causas da água é importante para reflexão que cada pessoa deve fazer sobre como ele consome este recurso. “Às vezes, no cotidiano, usamos a água de forma tão irracional. Estragamos ou desperdiçamos sem nem perceber. Por isso o Dia Mundial da Água nos ajuda a meditar sobre medidas que podemos adotar para mudar esta situação”, destaca.
Reutilizar a água do enxague das roupas para lavagem do chão, usar baldes ao invés de mangueiras para lavar carros ou depois de dar banho no bebê, jogar a água da banheira no vaso sanitário. São pequenas ações que ajudam na preservação deste recurso natural tão importante. “Temos que lembrar que a água é algo finito. Por isso devemos usa-la da melhor forma possível”, finaliza Elisabete Lacerda.