Começa nesta segunda-feira (20/05) a agenda de capacitação do Banco de Alimentos pelo interior de Pernambuco. A instituição vai capacitar aproximadamente 150 organizações sociais com orientação sobre manuseio e aproveitamento integral dos alimentos e receitas. Nesta edição, o tema será “Milho e uma utilidades”.
Os encontros, que vão abordar conceitos teóricos e práticos, vão ensinar os manipuladores de alimento dessas organizações a produzirem pratos que têm o milho como ingrediente principal. Em Caruaru, as receitas escolhidas são o bolo de bagaço de milho verde, cuscuz caipira à paulista, escondidinho de frango com creme de milho, chacá e sequilhos. Após treinamento na capital do Agreste, o Banco de Alimentos seguirá para as cidades de Garanhuns, Arcoverde e Petrolina.
O Banco de Alimentos atua integrado ao Mesa Brasil Sesc – Rede Nacional de Solidariedade e Cidadania e intermediando doações entre empresas e, atualmente, 379 instituições sociais em Pernambuco, que beneficiam aproximadamente 130 mil pessoas. “Durante o ano, promovemos orientações para trazer novas receitas, especialmente as que aproveitam a totalidade dos alimentos, sem perder valor nutricional e sem desperdiçar”, afirma a gerente do Banco de Alimentos, Isolda Braga.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Texto: Dupla Comunicação