Depressão, ansiedade e estresse crônico são algumas das doenças relacionadas a transtornos da saúde mental, sendo a primeira, inclusive, conhecida como a “doença do século XXI” por atingir 300 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para conscientizar os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Sesc Garanhuns realizou uma palestra educativa sobre os cuidados com a saúde mental.
Na ocasião, foram abordadas as principais doenças, tratamentos e formas de evitá-las. “As pessoas ao pensar boa qualidade de vida deixam de lado a saúde mental, fato que preocupa por causa da gravidade das doenças”, analisa Fernanda Medeiros, supervisora pedagógica do Sesc Garanhuns. A programação faz parte do projeto “Vida Saudável, Hábitos Alimentares e Qualidade de Vida”, que foi trabalhado durante todo o semestre letivo, mostrando a importância da prática de exercícios, junto com uma dieta saudável, além de hábitos do cotidiano que são danosos à saúde.
A supervisora Fernanda Medeiros também destaca a importância da escola na formação dos valores dos alunos. “A instituição acadêmica exerce uma grande influência sobre as crianças, adolescentes e adultos, pois representa o lugar ideal para o desenvolvimento de programas que visam a promoção da saúde”, finaliza.