Conhecida pelo trabalho das bordadeiras, a cidade de Passira, no Agreste do estado, é o cenário inspirador da mostra “Para si: um processo de ser”, que entra em cartaz no dia 6 de junho e segue até 30 de agosto, no Sesc Casa Amarela. A exposição, produzida pela artista visual Laís Domingues, apresenta em imagens o ofício das mulheres que sustentam a principal atividade econômica do município onde moram. Com entrada gratuita, a visitação estará disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
A mostra faz parte do projeto Bordando o Feminino, idealizado em 2015 por Laís Domingues e resultado de um intercâmbio cultural da artista na cidade. Durante cinco meses, ela participou de aulas de bordado com a artesã Luzinete Maria da Silva. O aprendizado a inspirou na criação das fotografias que compõem a exposição. “Trata-se de um trabalho sobre o feminino, levantando um tema bastante atual”, explica a organizadora da mostra no Sesc Casa Amarela, Fabiana Rocha.
A exposição será aberta no dia 6 de junho, a partir das 18h, na Galeria de Artes da unidade. Além do vernissage, a estilista Thanina Godinho, que também participou do intercâmbio na cidade, lança a coleção “Filhas do Sol – Bordados de Passira”, montada com um grupo de artesãs locais durante a imersão e composta por 48 peças de seis modelos diferentes.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço – Exposição “Para si: um processo de ser”
Local: Sesc Casa Amarela, Avenida Norte, 4490, Mangabeira
Período: 6 de junho a 31 de agosto
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Entrada gratuita
Vernissage: 6 de junho, das 18h às 22h, na Galeria de Artes da unidade
Informações: (81) 3267-4410
Texto: Dupla Comunicação